quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ponto de encontro, Parque do Bosque oferece desde atividades físicas a horta compartilhada

Girassóis são motivo de contemplação de quem anda pelo local
 
Ingrid Soares
ingrid.soares@jornaldebrasilia.com.br


Enquanto em alguns locais do Distrito Federal as pessoas parecem querer o isolamento total, os moradores do Sudoeste e que usufruem o Parque do Bosque têm procurado atividades cada vez mais integradas.

Próximo às cercas do parque, existe uma horta comunitária, que começou pequena e, hoje, já dá frutos. Na plantação, é possível encontrar pés de milho, batata doce, coentro, abóbora, maracujá, tomate, chuchu e até mesmo girassóis.

Uma razoável quantidade de mudas de espécies nativas foi plantada no local. O Parque Urbano Bosque do Sudoeste está localizado entre a 2ª e 4ª avenidas e funciona diariamente, das 6h às 22h. O parque possui quadras esportivas, playground, aparelhos de musculação e pistas de cooper de 860 metros, 920 metros e, na área externa, de 1 quilômetro e 50 metros.

O espaço foi oficialmente entregue no dia 24 de março de 2013 e, apesar do pouco tempo, oferece várias modalidades de atividades, como aulas de yoga e zumba. Bloquinhos de Carnaval também já marcaram presença.


Apoio
A aposentada Margarida Marins, 66 anos, apoia a iniciativa da comunidade. “Acho interessante e dei a maior força desde o começo. Isso aqui estava abandonado, cheio de mato. Aí surgiu a ideia da horta, e a administração queria derrubar, mas nós não permitimos e conseguimos manter de pé. O resultado é que o espaço está cada vez mais bonito”, garante.

O administrador Wiiliam Ramos, 43 anos, elegeu o local para passear com o filho pequeno. “Esse é um lugar bem gostoso e possibilita a integração de todas as idades. As pessoas respeitam muito as pistas de ciclismo e de pedestre. Venho com meu filho aqui porque ele adora. No fim de semana, tem uma roda de chorinho, e eu trago ele sempre. Quando param de tocar, ele reclama”, relata.

Exercícios físicos
O Ponto de Encontro Comunitário (PEC) é um dos lugares preferidos da servidora pública Silvia Basto, 45 anos.  Ela conta que adora praticar exercícios físicos.
“O parque está cada vez melhor e cheio de atrações. É perto da minha casa e é super prático. O Sudoeste estava carente de uma área de lazer ao ar livre. E o que dizer da plantação de girassóis? Acho lindo e sempre caminho lá por perto para poder contemplar”, afirma.

Visitante quer levar ideia para Manaus (AM)
A aposentada Maria José Carvalho, 71 anos, reside em Manaus (AM) e veio para Brasília visitar a filha. Ela conta que se encantou pelo espaço e quer levar o exemplo para a sua cidade. “Achei a ação muito bonita e, com certeza, vou tentar implantar no bairro onde moro. O mundo precisa de mais iniciativas assim”, garante.

Vizinho do parque, o advogado Carlos de Oliveira, 34 anos, conta que não tem reclamações sobre o espaço. “Tenho filho pequeno, e adoramos correr e brincar. Ter esse lugar tão próximo é benéfico para todos que desejam praticar atividades físicas e ter uma vida mais saudável”, acredita.
Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a visitação diária do parque está em torno de 300 pessoas nos dias de semana e 500 nos feriados e fins de semana.

Sobre a horta, o órgão diz que se encontra sob responsabilidade da Administração do Sudoeste. Mas, segundo a pasta, foram feitas ligações hidráulicas clandestinas para irrigação, que está no centro das investigações da Coordenação de Parques.

Versão oficial
A Administração Regional informa que a questão divide opiniões dos moradores. Enquanto algumas pessoas são favoráveis à horta comunitária, outras são contra. “Aguardamos a criação do Conselho Administrativo Comunitário do Sudoeste/Octogonal (C.A.C.), previsto para este semestre, para discussão e deliberação pelos representantes comunitários sobre a permanência ou não da horta”, declarou.

Exercícios
Os interessados devem comparecer ao local no dia e hora previstos utilizando roupas mais leves ou de ginástica. Em alguns casos, é necessário o uso do tapete (esteira). São feitas aulas experimentais e, se a pessoa quiser continuar, basta combinar o valor da modalidade e realizar a matrícula.


LG-18 "Ginástica de origem chinesa para prevenção e cultivo da saúde e da longevidade":  segundas e quartas-feiras, às 8h30.

Sábados, às 9h

Dança Zumba:  terças e quintas, às 19h30, e aos sábados, às 9h40
Automassagem:    terças-feiras,  às 9h
Tai Chi Chuan:    sextas-feiras, às 9h
Roda do Sudoca  (Chorinho):   domingos, às 10h. Atividade gratuita
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: