terça-feira, 4 de março de 2014

Falta de garis no Rio atrasa limpeza da Sapucaí nesta segunda


03/03/2014 12h38 


Serviço de limpeza deve ser concluído às 16h; previsão inicial era até 13h.


Garis estão sendo transferidos de outras equipes para o Sambódromo.

Do G1 Rio

Garis fazem a limpeza do Sambódromo (Foto: Matheus Rodrigues/G1) 
 
Garis fazem a limpeza do Sambódromo

A falta de garis no Sambódromo do Rio atrasou a limpeza da Marquês de Sapucaí na manhã desta segunda-feira (3), após uma noite inteira de desfiles do Grupo Especial.  

Segundo a assessoria da Comlurb, a previsão era que tudo estivesse limpo até as 13h, mas a falta de profissionais mudou o prazo para até as 16h.

Funcionários de outras equipes da companhia estavam sendo deslocados para o Sambódromo no início da tarde para atender à demanda.

Ainda segundo a Comlurb, os funcionários que deveriam fazer o serviço de limpeza aderiram à paralisação parcial da categoria e a greve é resultado de uma disputa interna no sindicato dos profissionais de limpeza.

Lixo na pista do Sambódromo (Foto: Matheus Rodrigues/G1) 
 
Lixo na pista do Sambódromo

No domingo (2), um grupo de funcionários  paralisou os serviços e fez uma manifestação para reivindicar benefícios em frente à Prefeitura do Rio. A Comlurb não reconhece a greve, que foi declarada ilegal pela Justiça. 

O Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro explicou que não existe movimento para paralisar os trabalhos de limpeza da cidade e que o grupo que faz os protestos não tem representatividade junto à categoria

A Comlurb afirmou em nota que a rotina de limpeza continua durante todo o carnaval e que está mobilizada para fazer a limpeza nos pontos onde houve problemas.

A Dream Factory, empresa responsável pela produção do carnaval de rua Rio, informou em nota que vai organizar um mutirão para, ao longo do dia, ajudar na limpeza das principais ruas da Lapa e de Santa Teresa, no Centro. 

"Com o apoio de dois caminhões de lixo, ao longo do dia um grupo de aproximadamente 60 pessoas se unirá com vassoura na mão para a coleta do lixo. 

A iniciativa pretende apoiar o trabalho da Comlurb, responsável pela coleta de lixo na cidade, e conscientizar a população pela a limpeza da cidade e garantir ruas limpas em dias de folia do momo", diz a nota.

Ruas tomadas por lixo

Fora do sambódromo, a falta de limpeza nas ruas também chamam a atenção dos pedestres. 


As vias do Rio de Janeiro amanheceram tomadas pelo lixo que se acumulou durante o fim de semana de carnaval. Ruas do Centro da cidade e do entorno dos Arcos da Lapa ficaram tomadas pelos dejetos do comércio e das residências.

O lixo ficou acumulado também nas ruas da Zona Sul. Moradores da cidade e turistas reclamaram da situação e do mau cheiro do local.

Lixo na Zona Sul (Foto: José Raphael Berrêdo/G1) 
 
Lixo acumulado na esquina das Ruas Dias Ferreira e Venâncio Flores, no Leblon 
 
 
Lixo na Zona Sul (Foto: José Raphael Berrêdo/G1) 
 
Lixo acumulado no Leblon
Lixo acumulado na Rua Uruguaiana (Foto: Alessandra Pontes) 
 
Lixo acumulado na Rua Uruguaiana, no Centro


Nenhum comentário: