terça-feira, 4 de março de 2014

GOSTO DE BICHO, MAS DESCULPE: CACHORRO, NÃO! CACHORRO É CÃO!

RENATO RIELLA

Os carniceiros (alias, carnívoros) vão me crucificar por não gostar de cachorros. Logo eu, que sou incapaz de maltratar qualquer animal. Não como carne há quase 40 anos…

Algumas vezes, em casas onde morei, não deixei matar nem morcegos invasores, lutando para mandá-los de volta ao ar livre. Etc.

Mas reajo contra a ditadura dos donos de cachorro. Eles agem como os fumantes de antigamente, que invadiam o direito dos que não gostam de cigarros. 

Falam da mesma forma: “Será que estamos incomodando?”. É claro que estão.

Temos dezenas de episódios revoltantes envolvendo cachorros. Hoje de manhã, fiz 10 km no Parque da Cidade de Brasília (correndo nas descidas) e vi abusos consideráveis, alguns deles aparentemente banais.

São criminosas as pessoas que levam na caminhada pequenos cachorros soltos. Um dia, vi um ciclista sofrer grave acidente ao se desviar de um animalzinho inocente desses. Noutra oportunidade, o ciclista escapou inteiro, mas atropelou a praga pequena.

Quando cruzo com gente nessa situação, às vezes tomo a liberdade de dizer: “Esse cachorro vai ser atropelado por um ciclista”. Todos me olham como se o vilão fosse eu.

Há algum tempo, estive em grande forma. Corria 10 km quase de olhos fechados no Parque, absorvido por um som maravilhoso, bem alto (melhor do que maconha – que nunca fumei).

No melhor do gosto, tomei grande susto: um desses “cachorrinhos” mordeu pra valer meu calcanhar em movimento. Marcou o lugar, mas não feriu, porque estava usando uma meia grossa de futebol de salão dobrada. 

 Corri como doido atrás do bicho, que fugiu entre as árvores. Os donos, um casal, ainda me xingaram. Ainda me xingaram!

Inocentes garotas andam no Parque com cãezinhos em cordas elásticas. É outro crime! Já vi cachorro esticar esse elástico na passagem de um skate, provocando queda. Etc.

Se o Parque tivesse administração competente, corrigiria esses abusos. Mas os acidentes continuarão sendo provocados. 

No sábado passado, vi um velho baixinho, gordo, sem camisa, arrastado por cinco pitbuls adolescentes, na pista do Parque. Claro que me escondi atrás de uma árvore.

Cachorro sem focinheira no Parque é proibido (há placa dizendo isso), mas ninguém cumpre.

Já vi cachorro grande sem focinheira detonar cachorro pequeno, em cenas de grande barulho e drama (para os donos dos cachorros, é claro).

Realmente, cachorro é cão. Portanto, cada um se eduque e tome conta das suas feras. 

Nenhum comentário: