quinta-feira, 24 de abril de 2014

Gerente de loja é morto por policiais após ser confundido com criminoso


  23/04/2014 19h55


Osvaldo Zaratini foi rendido por bandido ferido que tinha furtado um carro.


Após perseguição, policiais atiraram achando que vítima estava armada.



Do G1 São Paulo





Na madrugada desta quarta-feira (23) um gerente de loja feito refém por um bandido foi assassinado por policiais do 12° batalhão da Polícia Militar. Osvaldo Zaratini, de 32 anos, foi baleado pelos policiais na Rua Luis Stolb, em Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo.
Osvaldo estava em seu carro quando um bandido - que tinha acabado de roubar um veículo e estava ferido - o abordou com uma arma, e mandou que o levasse para o hospital. Um amigo presenciou a cena e avisou a policia.

Os policiais passaram a perseguir os dois. Na rua, Osvaldo parou o carro e desceu correndo em direção aos policiais. O bandido desceu atirando nos policiais, que reagiram. Os policiais disseram que Osvaldo estava "com algo em punho e depois constataram que era um celular".

Na delegacia, os policiais disseram que confundiram o celular da vítima com uma arma. E, só depois de atirar, perceberam que o gerente não estava armado.

A página de Osvaldo Zaratini em uma rede social ficou cheia de mensagens de luto e de apoio à família. A dona da empresa onde o rapaz trabalhava também estava abalada com a notícia. “Osvaldo trabalha pra nossa empresa há 12 anos e era um ótimo funcionário, uma pessoa idônea, muito boa, muito tranquila”, disse Patrícia Nagai, chefe do gerente.

Guilherme Zarattin, irmão da vítima, questiona a ação da polícia. “Eles deram cinco disparos contra ele, entendeu? Então, é meio suspeito”. A polícia militar informou que os policiais envolvidos diretamente na morte do gerente Osvaldo José Zaratinni foram autuados em flagrante delito. E que foi instaurado um inquérito policial-militar para investigar as ações. O bandido ferido está no hospital sob custódia da polícia.




Comentários:
  • Evandro Melo

    Sou PM, mais o suspeito não podia fazer isso de colocar a mão no bolso pra tirar o celular, os PM's fez o correto de proteger eles mesmo. Eu sei que foi errado mais aconteceu. Meus pesâmes a família.
  • Francisco PaulaCom essa marginalia ousada de hoje eu fico reticente ao criticar a pm mas lamento muito pela morte da pessoa...vejamos o que a Justiça vai decidir.
  • Simone Vianna

    Quem nunca se envolveu em um confronto armado não tem a dimensão de como é difícil separar o joio do trigo na hora H. No máximo, no máximo, uma conduta culposa dos policiais, passível de perdão judicial.
  • Jorge Antonio

    É realmente complicado... A maioria sabe que nesses momentos deve se largar qualquer objeto que tenha nas mãos e ergue-las para o alto para que possam ser vistas. Mas quem no desespero e tensão na situação que o rapaz estava vai ser racional e agir de forma calma? O policial tem por obrigação receber preparo para saber agir nestes tipos de situações, jogar a culpa para cima da vitima que nunca imaginou e nunca se preparou psicologicamente para esse tipo de situação é fácil.
  • Claudinei Souza

    Meus sentimentos à família, mas o cara foi extremamente imprudente (se é que em uma situação dessas daria pra pensar). Bastaria se jogar no chão e jamais colocar as mãos no bolso ou em qualquer outro lugar...
  • Comedor Andarilho5

    o cara saiu apavorado tomou tiro, eh assim em qualquer lugar do mundo... no eua acontece direto de inocente puxar o celular e levar chumbo, vai no youtube vai ter um monte de video dos policiais americanos atirando em inocentes pra depois perguntar. isso eh um instinto de autodefesa, o cara levou tiro pq se apavorou de mais, totalmente errado...
  • Fabio Abreu

    Ta vendo se fosse no Rio teria morrido os dois o refem e o bandido. Já em sp matam só o refem, o Marcola manda pagar comissão,pra quem proteger seus funcionarios.
  • Über Mineiro

    A Polícia de São Paulo tem que receber treinamento da PM Mineira, a melhor do Brasil, com índice de letalidade igual a dos policiais americanos !!!
  • Marcos Meireles

    na minha opinião faz teste de droga nele teu positivo cadeia e careta acidente de trabalho tudo bem.
  • Eduardo Oliveira

    MAIS UM ABSURDO DA DESPREPARADA POLÍCIA DE SÃO PAULO ...
  • Ronaldo Silva

    Clap clap clap........... clap...
  • Thiago Baldi

    gente que absurdo........policia brasileira tem que ser melhor treinada.... eu tenho medo de ser abordado.
  • James

    Policia mais despreparado e mal-treinado do mundo todo. Policial nos países desenvolvidos passa mais tempo treinando quando não deve atirar do que qualquer outra coisa. Aqui sai tirando e fazem as perguntas depois.
  • Anton Rj

    Mais uma vez o trabalhador morre e o bandido sobrevive. E esse bandido já estava ferido da outra ação. Raça ruim mesmo essas pragas.
    Imagem do usuário
  • Lupércio Lima

    JUSTIFICA NÃO!!!
  • Antonio Pedro

    SEM COMENTÁRIOS.............APENAS PENSEM, PODERIA SER QUALQUER UM DE NÓS QUE A GLORIOSA DE SP METESSE BALA.......E A COPA VEM AI....LA.LALALALA
  • Carlos Nascimento

    Dá-lhe G1, em sua campanha nacional para desmoralização da PM.
  • Antonio Silva

    Nossa polícia: Atira, mata e depois averígua se está armado.
  • João Paranista

    O bandido sobreviveu e o trabalhador morreu, está tudo errado!
  • Morvan Alexandrino

    SP sendo a selva que sempre foi
  • Comedor Andarilho5

    policia faz um bom trabalho limpando as ruas, mas as vezes eles pegam o cara errado. em um universo de 300 bandidos mortos temos 2 ou 3 inocentes, estatisticamente ainda eh um bom numero, se levar em consideracao o quanto dinheiro seria gasto com a implantacao da pena de morte regulada, o metodo atual funciona melhor e mais rapido, melhor do q levar o bixo pra cadeia e soltar no dia seguinte, ou pior, induto de natal etc, ainda tem troxa q pensa q brasil eh pais civilizado suficiente pra nao ter pena de morte, querem comparar com europa entre outros, cao se trata como cao sem lei ponto final
  • Carlos Amaro

    Osvaldo José Zaratinni , quem ve esse nome acredita ser alguem descendente de italiano copisa e tal, mas na verdade o mesmo foi morto sim por que , na certa o ladro deveria ser branco e ele a vitima que saiu tambem correndo era negro. Dai entre atira em um branco e um negro, nos cursos da PM de qualquer estado a lógica e matar o negro. Agora o dilema e nos filmes , teatros os brancos se pintam de negro para fazer graça , so falta o negro que que se pintar de branco para não morrer na mão da policia.
  • Salvador Farias 
     
    Malditas sejam as PMs de todo o Brasil! Bando de ineptos catadores de propinas!
  • Robson

    Erro aparentemente plenamente justificado pela defesa policial. Na minha opinião é um erro de tipo e pelos fatos narrados é caracterizado pelo erro de tipo.
  • Chiconoia778

    TESTE DA POLICIA NO BRALIXO E FEITO NO LOMBO DE UM BURRO PUXANDO CARROCA NO QUE QUEM DEVERIA PUXAR E O POLICIAL. ainda bem que nao era um tablet se nao os burros iriam pensar que o cara estava e com uma bomba atomica na mao.

Um comentário:

Anônimo disse...

A mídia conta a historia pela metade mesmo, o cara recebe ordem de parada, desobedece é perseguido por diversos kilometros só para quando não tem mais para onde ir exita em descer do veiculo e qdo resolve descer faz simultâneo ao marginal que estava atirando e ao invés de se atirar ao solo ou permanecer no veiculo, vem com algo em punho na direção dos policiais que estão sendo recebidos a bala.