quinta-feira, 24 de abril de 2014

100 anos da seleção No ano da Copa no Brasil, Seleção completa 100 anos


Seleção brasileira completa um século de vida no ano da Copa no Brasil
Publicado: 24 de abril de 2014 às 16:46    Diario do Poder

Camisa era branca até o Maracanazo de 1950Camisa era branca até o Maracanazo de 1950

O ano de 2014 é importante para o futebol brasileiro. Além de sediar uma Copa do Mundo depois de 64 anos, a seleção completará 100 anos de história. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antecessora da CBF, foi fundada em 20 de agosto de 1914 e só pediu filiação à Fifa em 1923. Porém, o primeiro jogo da equipe aconteceu antes da fundação da entidade. Um amistoso no dia 21 de julho de 1914, contra o Exeter City da Inglaterra, no Rio de Janeiro foi a primeira partida disputada pelo país. O Brasil ganhou por 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes e Osman. E assim começava a trajetória da seleção mais vitoriosa das Copas. 

O primeiro jogo contra uma seleção nacional aconteceu no dia 20 de setembro do mesmo ano, contra a eterna rival Argentina. O Brasil perdeu por 3 a 0 em um jogo disputado em Buenos Aires. Único país a participar de todas as Copas do Mundo e o maior vencedor da história, com cinco campeonatos mundiais, o Brasil demorou duas edições do torneio para iniciar sua trajetória de sucesso. Em 1930 e 1934, a seleção teve atuações discretas e bem abaixo do que viria a ser conhecido.

Em 1938, a equipe conquistou seu primeiro bom resultado: um terceiro lugar na Copa da França.Com a Segunda Guerra Mundial interrompendo as disputas internacionais, o Brasil foi o local escolhido para a primeira Copa pós-guerra, em 1950. Durante a disputa, o país foi imbatível vencendo todos os seus jogos. Porém, a final contra o Uruguai ficou marcada para sempre como uma das maiores derrotas da equipe. O Maracanazo, porém, foi o marco para promover grandes mudanças na estrutura da seleção.

Desde o uniforme que deixou de ser branco e se tornou o amarelo, a derrota fez com que o Brasil tivesse ainda mais gana para conquistar o tão sonhado título mundial. Apesar da má campanha em 1954, na Suíça, a seleção iniciou sua história de conquistas mundiais em 1958. O primeiro título mostrou ao mundo o talento e a genialidade de Pelé e Garrincha – que nunca perderam uma partida que disputaram juntos. Após a primeira conquista em 1958, veio o bicampeonato mundial em 1962 e o tri em 1970 – ainda com Pelé.

Depois de 1970, a seleção ficou 24 anos sem conquistar a tão sonhada taça de campeão do mundo – mas não perdeu a força no futebol internacional. A década de 1980 apresentou ao mundo um novo estilo de jogar, com bom toque de bola e muita categoria de jogadores como Falcão, Sócrates, Zico, entre outros. Ainda na década de 1970, mais precisamente em 1979, a CBD deixou de existir dando espaço para a nova entidade criada para gerenciar o futebol no país, a CBF.

O tetracampeonato veio apenas em 1994, na primeira vez em que uma Copa do Mundo foi decidida por pênaltis. O Brasil venceu a Itália e se tornou o primeiro país a ter quatro títulos mundiais. Em 2002, a seleção se tornou a primeira a ganhar cinco mundiais, com a conquista da “Família Scolari” – recorde que ainda não foi batido por nenhuma seleção.

“Quando a gente começa na seleção, a gente não pensa no que vai acontecer depois dessa passagem. Quando você chega nesse momento ‘pós-seleção’, sente muita gratificação. É o que se tem de máximo que um atleta pode atingir: poder representar o país naquilo que ele é mais forte, o futebol”, destacou Falcão, um dos principais personagens da história da seleção brasileira na década de 1980.

Em 2014, o Brasil terá mais uma chance de fazer história. Se ganhar o título mundial, será a única seleção com seis conquistas, garantindo – no mínimo – oito anos de hegemonia. A Itália tem quatro taças, sendo a única que pode alcançar o Brasil em 2014. Ansa

Nenhum comentário: