quinta-feira, 24 de abril de 2014

Protesto após enterro de dançarino fecha vias e comércio de Copacabana

24/04/2014 19h24


Bombas de efeito moral foram lançadas para conter tumulto.
Grupo protesta contra morte de DG na comunidade Pavão-Pavãozinho.



Gabriel Barreira e Marcelo Elizardo Do G1 Rio



Policial usa spray de gás lacrimogêneo contra multidão durante protesto de moradores da favela Pavão-Pavãozinho no dia do enterro do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira (Foto: Felipe Dana/AP)Policial usa spray de pimenta durante protesto de moradores 
A passeata que começou no fim do enterro do dançarino Douglas Rafael Pereira, o DG, do programa "Esquenta!", da TV Globo, teve um princípio de confusão em Copacabana, por volta das 16h30 desta quinta-feira (24). Um menor foi detido e encaminhado para 13ª DP (Copacabana).


A Polícia Militar usou spray de pimenta e lançou bombas de efeito moral (que produzem barulho), segundo o comandante do 19º BPM, para conter tumulto na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, uma das principais do bairro, que ficou interditada das 16h20 às 17h. Há informações de que a polícia também usou bomba de gás lacrimongêneo. Manifestantes teriam jogado pedras em PMs e ordenado o fechamento do comércio, segundo a GloboNews.

De acordo com a assessoria do Batalhão de Choque da Polícia Militar, militares da unidade estavam no Pavão-Pavãozinho para reforçar o policiamento na manifestação por volta das 18h50. O Centro de Operações da Prefeitura informou que, das 17h30, o Túnel Sá Freire Alvim e a Rua Barata Ribeiro foram interditados, por 10 minutos. O trânsito foi desviado para a Rua Miguel Lemos, em Copacabana.

Manifestante joga uma lixeira de rua contra um policial durante confronto após protesto pela morte de Douglas Pereira no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Manifestante joga uma lixeira de rua contra um policial durante confronto 

O clima ficou muito tenso no local, onde na terça-feira (22) outro protesto teve quebra-quebra e a morte de um homem. A Polícia Civil solicitou a presença de um veículo blindado no local.

Antes do enterro, um grupo formado por mais de 100 pessoas, liderado por dezenas de motociclistas, chegou à frente do Cemitério São João Batista, em Botafogo, para homenagear o dançarino e protestar contra a política de pacificação de favelas.



Manifestantes protestam e gritam com um policial após o enterro de Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Manifestantes protestam e gritam com um policial após o enterro de Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG 
Polícia dispara bombas para disperar a multidão durante confronto no Rio após protesto (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Polícia dispara bombas para disperar a multidão durante confronto no Rio após protesto 
Regina Casé era uma das mais emocionadas na cerimônia (Foto: Wilton Júnior / Estadão Conteúdo) 
Regina Casé era uma das mais emocionadas na
cerimônia 
Regina Casé

 
A apresentadora do programa "Esquenta!", Regina Casé, foi ao enterro se despedir do dançarino. Ela entrou em meio a um tumulto e ficou muito emocionada. "Se fosse uma pessoa que eu nunca vi na vida, que eu não conhecesse, eu ficaria chocada de qualquer maneira", disse a apresentadora, muito emocionada, e lembrando que, em quatro anos de programa com participação de DG, ele se mostrou sempre pontual e dedicado. "Era um excelente profissional, todas as crianças amam, muito criativo."

Uma chuva forte caiu por volta das 14h30, mas não esfriou os ânimos da manifestação. "Não vai ter Copa" foi o primeiro grito que se ouviu quando o grupo se aproximava da saída do Túnel Velho. Em seguida, as palavras de ordem exigiam o fim da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que era chamada de "assassina". Os manifestantes foram aplaudidos por quem já estava no velório do dançarino.



Protesto tomou ruas do Rio de Janeiro em passeata (Foto: Felipe Dana/AP)Protesto tomou ruas do Rio de Janeiro em passeata (Foto: Felipe Dana/AP)
A mãe de DG, Maria de Fátima Silva, disse que não gostaria da presença de policiais no enterro de seu filho. "Eu não quero eles aqui. Aqui estão os amigos do meu filho, que vieram se despedir dele. Não tem bandido aqui. Eles não têm que estar aqui", dizia ela ao perceber a intensa movimentação policial que se formou após a chegada do grupo que saiu a pé da comunidade Pavão-Pavãozinho para protestar. Durante toda a manhã não havia policiamento nos arredores do cemitério.


Reforço

 
O policiamento continuava reforçado na manhã desta quinta-feira, nas proximidades do Morro Pavão-Pavãozinho, após o protesto violento da terça (22), quando foi achado o corpo do dançarino.

Batalhão de Choque reforçou policiamento na região de Copacabana (Foto: Gabriel Barreira / G1)Batalhão de Choque reforçou policiamento na região de Copacabana 
(Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito no Rio de Janeiro agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. )
  

Comentarios:


  • Counter Strike

    FAVELADOS DESGRAÇADOS! ESSE DG ERA AMIGO DE TRAFICANTE! QUEM É AMIGO DE TRAFICANTE É BANDIDO IGUAL! PRA VARIAR ESSA RAÇA FAVELADA DESGRAÇADA CRIANDO PROBLEMA. FAVELADO TEM QUE MORRER!
  • Alexandre Ribeiro

    Agora ele vai pro verdadeiro ESQUENTA ! haha 3:)
  • Aline

    Que venha a Copa, pois os protestos só irão aumentar. Pra mim quem ainda acha que a Copa vai ajudar o Brasil ou é burro ou é baba ovo do PT mesmo.
  • Stifler

    Este Rio o esgoto do Brasil e incrível isso olha o tanto de bandidos e marginais neste lixo de cidade mete bala nesta corja de bandidos.
  • Mezaque Guimaraes

    HAHHAHA o controle já foi perdido ! Que venha a copa e comece os jogo vorazes !.
  • Julia Krasinski

    Cade o povo protestando contra os adolescentes que aproveitam o fato de serem menores de idade e roubam, matam, estupram com a certeza de impunidade e que no maximo em 3 anos ja estão na rua de novo???
  • Barbie Fiel

    Uau que bando de vagals em pleno dia útil nas ruas fazendo baderna no enterrro de uma pessoa que nem conheciam e que não acrescentava em nada para o país. Esse Rio de Janeiro é a vergonha do Brasil com esses favelados que não trabalham e nada acrescentam para o desenvolvimento do país.
    Imagem do usuário
  • Arnaldo Campos

    vcs tem que acabar com isso,não é porque é dançarino da globo que precisa de tudo isto,e se fosse meu filho de um desconhecido global vcs fariam isto ? e tem mais ele estava fugindo pelo telhado, policial não tem olho bionico não...
  • Jose Paula

    Os policiais do Rio vivem entre a cruz e a espada: de um lado traficantes perigosíssimos e de outro o povo das "comunidades".Vida cruel...
  • Pedro Heinz

    Parabens a policia, já passou da hora de enfiar a porrada nesses supostos manifestantes pau mandados de traficantes.
  • O Juiz

    Queriam que os policiais não fizessem nada? Olhem bem a foto: Os policiais estão cercados, encostados a uma banca de jornais... e acho que aquie pessoal alí não estava inda dar beijos e abraços neles... logo, parem de defender baderneiros! PIMENTA NELES!!!!!!
  • Luiz Antonio

    Vamos para para pensar, se não houvesse traficantes com fuzis e outras armas de guerra a policia poderia patrulhar apenas com cassetetes e isto não poderia ter ocorrido. Quantos trabalhadores, pais de família já morreram nas mãos destes bandidos e ninguém saiu as ruas, isto só acontece com comunidades. Ao que parece as comunidades querem que os malucos continuem a ditar as ordens e só reclamam quando a corda aperta. Este rapaz era realmente de bem ?
  • Ronaldo Seixas

    Em ''homenagem'' ao ''dançarino'' morto, logo, logo a ''firma'' vai soltar o papelote com a sigla DG, vão cobrar o dobro pra poder dar um pouquinho pra mãe, vai vendo!
  • João Coimbra

    Todo curioso de velorio so se ferra kkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Carlos Campos

    Caos social instaurado pelo governo. Estamos a um passo de sermos a próxima Venezuela. O ódio dos marginalizados e o autoritarismo ideológico do desgoverno estão cada vez mais aparentes. Impostos escandinavos para serviços africanos. 50.000 homicídios por ano e apenas 8% deles solucionados. Isso é a "justiça social" que tanto dizem.
  • Fernando Portilho

    Já viram um líder comunitário dizer: "foram os traficantes!"? Não durava uma noite.
  • Silvio Nascimento

    ESQUENTA NÃO ME IRMÃO TÁ TUDO BELEZA HOJE TEM A NOVA EM HOMENAGEM AO IRMÃO DG TÁ 30,00 SABE COMO É LANÇAMENTO É MAIS CARO MAIS Ó FAZ MILAGRES CARA VAI DEIXAR TÚ NA BOA FELIZ O DONO DA FESTA O MAIORAL TÚ VAI DOMINAR TUDO CARA VAI NESSA NA BOA e tudo vaolta ao normal
  • Aline

    Pra variar né PM do lado CERTO.
  • Tania Albuquerque

    Isso é uma gentalha...gentalha...gentalha...
  • Julia Krasinski

    Espero o dia que um familiar de alguém que apareça morto em uma favela for em rede nacional SEM esconder o rosto falar "quem matou meu filho foi o traficante tal". Traficante nunca existiu dentro de uma favela e tudo é sempre a policia que fez.
  • Elias Azevedo

    SERA QE FOI A POLICIA? ELE ESTAVA CORRENDO, MAS DE QEM? E PQ? NAO TEM PQ CORRER DE UM LOCAL ONDE VC E TOTALMENTE CONHECIDO..VAMOS ESPERAR AS INVESTIGAÇÕES..E QE DEUS O TENHA..
  • Ruy Sylva

    isso é culpa da moda bandida que pegou nos jovens, por causa de musicas e artistas.
    Imagem do usuário
  • Valdey Araujo

    rio de janeiro e são paulo são cidades que eu não tenho o minino interesse em conhecer,se matam o morador da propria cidade por engano imagine um turista afro-descendente. vou ficar aqui no TOCANTINS mesmo..
    Imagem do usuário

Nenhum comentário: