quinta-feira, 24 de abril de 2014

PT recua e desiste de recorrer contra CPI exclusiva da Petrobras, diz líder do partido




Bruna Borges
Do UOL, em Brasília


  • Waldemir Barreto/Agência Senado
    Humberto Costa (PT-PE) anuncia que PT não vai recorrer ao pleno do STF contra a liminar de Rosa Weber Humberto Costa (PT-PE) anuncia que PT não vai recorrer ao pleno do STF contra a liminar de Rosa Weber


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) anunciou na tarde desta quinta-feira (24) que o PT não vai mais recorrer ao plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) contra a liminar (decisão provisória) da ministra Rosa Weber que determina que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras investigue exclusivamente a empresa.

Costa chegou a afirmar mais cedo que o PT iria entrar com um recurso contra a decisão do Supremo, mas recuou. Segundo o líder petista, o partido resolveu acatar a liminar para que processo de instalação da CPI ocorra mais rápido.

Para o líder do PT, cabe ao Senado decidir se recorre da decisão do Supremo para garantir a independência dos poderes e a autonomia do processo legislativo. Segundo ele, a decisão criaria uma jurisprudência para fatos semelhantes no futuro.

"É importante que a presidência do Senado recorra da decisão porque essa decisão vai criar um precedente, uma jurisprudência e é importante que esta decisão seja respaldada pelo pleno do Supremo", disse Costa.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou na manhã desta quinta-feira que irá recorrer contra a decisão do STF.

"De nossa parte, estamos aptos a começar a discutir os membros que comporão a CPI da Petrobras, como todos os partidos que compõem a base do nosso governo, tão logo a comissão seja instalada pelo presidente Renan Calheiros", defendeu Costa.

A estratégia do PT agora é indicar os nomes dos membros da CPI e participar do processo de investigação.

O líder petista disse ainda que a base aliada quer "investigar tudo e todos" e que não será permitido que a CPI seja "desvirtuada para fins político-eleitorais".

Costa afirmou ainda que o partido segue determinado a investigar as denúncias de cartel no metrô de São Paulo e já está coletando assinaturas para a criação de uma nova CPI mista (com deputados e senadores) exclusiva para apurar as suspeitas de irregularidades. Disse ainda que espera o apoio dos senadores do PSDB, que na manhã desta quinta-feira disseram que assinariam um requerimento com esta  investigação, se ela não fosse incluída na CPI da Petrobras.



Nenhum comentário: