segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Parece que Lula agora resolveu se fingir de maluco: “Um verdadeiro líder não muda de opinião”. Como é? Há algum traço de lógica nisso que ele falou?




BLOG Ceticismo Político


Lula é um sujeito carismático (para quem ainda cai em seus truques, evidentemente), mas quando dá “aulas de liderança” o resultado é um desastre de proporções apocalípticas. Veja o que ele disse, conforme blog do Luís Nassif:
Em democracia, todo mundo tem direito de participar, todo mundo é igual, cada um escolhe quem quiser. Um verdadeiro líder não muda de partido toda hora. Um verdadeiro líder não muda de opinião. Um verdadeiro líder evolui, que é o que está acontecendo com a Dilma.
Ué, como alguém pode evoluir se suas opiniões não podem mudar? Como se percebe, lógica não é o forte de Lula.

Mas a verdade é exatamente a oposta do que ele diz: um verdadeiro líder deve estar pronto a mudar de opinião conforme novos fatos forem surgindo, e pessoas incapazes de fazê-lo são dogmáticas. O que um líder precisa fazer é estar apegado a objetivos, metas e resultados, mas não a opiniões, que devem ser mutáveis conforme as evidências, os argumentos e nossa vivência do mundo.

A fala de Lula não tem o menor sentido senão, como de costume, lançar mais uma ofensinha barata contra adversários. O PT hoje é o partido da baixaria política.

A lógica desse sujeito é a seguinte: “X é adversário e falou Y? Então vou inventar uma racionalização para atacar!”. O problema é que algumas racionalizações ficam pelo nível do chiqueiro, como essa em que Lula disse que “líder que é líder não pode mudar de opinião”, quando é exatamente o inverso.


Que tal ver o que o próprio Lula falou sobre suas mudanças de opinião?

Por falar em “mudança de opinião”, Lula hoje é elogiado por ter mudado de opinião quanto ao Bolsa Família:

Lula, e agora, cadê o líder que “não pode mudar de opinião”?

Nenhum comentário: