terça-feira, 3 de março de 2015

Foi salvo por guardas municipais, que atenderam ao chamado de uma moradora.Bendita moradora!

Jacaré é apedrejado na zona oeste do Rio
((o))eco - 02/03/15

jacaréGrupamento Ambiental da Guarda Municipal resgatou o animal. Foto: Divulgação.
Um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi apedrejado por moradores de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, após aparecer em um canal. Foi salvo por guardas municipais, que atenderam ao chamado de uma moradora.

Machucado, mas não muito, o animal que mede cerca de 1,60 metro foi encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá e passou por avaliação.
Já recuperado, o animal foi solto no Parque Natural Municipal Marapendi, onde se espera que viva em segurança.


Leia Também
Jacaré no asfalto  
O jacaré-de-papo-amarelo e seu sorriso nada amarelo
Questão de pele, mesmo se for casca-grossa

O jacaré-de-papo-amarelo e seu sorriso nada amarelo
Duda Menegassi - 17/08/12

Nessa semana, ((o))eco homenageia o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), que, como diz o nome, chama atenção pela cor do papo. Habitante do Pantanal, gosta de lagoas, rios, brejos e mangues e pode ser encontrado, também, no Uruguai, Argentina e leste da Bolívia.

Na reprodução, a fêmea desova entre 20 e 50 ovos que demoram cerca de 80 dias até eclodirem. Quando o momento do nascimento se aproxima, o filhote vocaliza de dentro do ovo para chamar a mãe e avisá-la que é hora de sair pro mundo. Os recém-nascidos vão direto pra água e se alimentam por conta própria, embora sob os olhares atentos dos pais. E esse é só o começo da vida dos filhotes, pois eles vivem cerca de 50 anos.

O jacaré-de-papo-amarelo mede entre 1,5 e 2,5 metros. Sua alimentação é baseada principalmente em peixes, anfíbios, pássaros e pequenos mamíferos. Essa dieta carnívora é facilitada pelos dentes fortes e a mordida potente. Apesar de predador, o jacaré-de-papo-amarelo não escapa do homem. Ele é uma vítima da poluição do seu habitat e da caça predatória. Chegou a correr grave risco de extinção. Felizmente, a caça foi proibida e a população desses répteis voltou a crescer.



Nenhum comentário: