sábado, 6 de junho de 2015

E agora????Saúde confirma endemia de bactérias multirresistentes nos hospitais da rede pública

Saúde confirma endemia de bactérias multirresistentes nos hospitais da rede pública

Uma tabela apresentada pela Secretaria de Saúde mostrou a presença de, pelo menos, 84 organismos multirresistentes notificados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta


 
Uma endemia nos hospitais da rede pública do Distrito Federal de bactérias multirresistentes foi confirmada nesta sexta (5), pela Secretaria de Saúde. Uma tabela apresentada pela pasta mostrou a presença de, pelo menos, 84 organismos multirresistentes notificados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.


A pasta informou que será lançado, na próxima semana, um plano de enfrentamento contra a resistência bacteriana, para tentar diminuir o avanço das superbactérias nas unidades de saúde. A ação, inicialmente, será aplicada em áreas críticas dos hospitais, como UTIs e pronto-socorros.



O GDF se reuniu nesta tarde com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para concluir os planos de ação. Eles informaram que, inicialmente, o foco é utilizar racionalmente o uso de antibióticos. Isso, aliado aos protocolos de higiene pelos funcionários dos hospitais.



Ação contra endemia
De acordo com a diretora de infectologia da Secretaria de Saúde, Maria de Lourdes Lopes, o plano foi elaborado com base em ações contra endemias aplicadas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.


Para reduzir o contágio, o Governo se comprometeu a comprar produtos de higiene mais eficientes para a desinfecção dos leitos e utensílios utilizados nas alas das unidades de saúde. "Não temos um surto, temos um convívio endemico com essas bactérias. Se procurarmos, iremos achar cada vez mais", assegurou Maria de Lourdes.



Os hospitais de Taguatinga, Sobradinho, Guará e Santa Maria apresentaram, no último mês, um quadro de proliferação de superbactérias, como a KPC, Enterococcus e Acinetobactor. 


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília


Comentário
 
Alex Morgana Morgana

Isso e o resultado de anos de descaso do governo,depois dos militares ,os hospitais foram deixados de lado,o governo criou a cpmf pra saúde,e cadê ?foram anos nos cidadãos pagando esse imposto,e os hospitais nunca saíram desse caos,houve dinheiro pra copa,pra eleição,mais pra educação ,saúde e segurança ,nunca tem verba,e fica na choradeira que vão gasta tantos bilhões,mais pra roubar ?? A mão do governo e de sua cúpula e grande.

Nenhum comentário: