sexta-feira, 23 de outubro de 2015

“Lula na mira” Juiz Moro fecha o cerco e ‘criado mudo’, Marcelo Odebrecht, se torna réu em outra ação penal


22/10/2015


Eis que o criado mudo, assim como ficou conhecido o bilionário, Marcelo Odebrecht, vai responder a mais uma mega-bronca,preso, na Justiça Federal.

Desta vez, Odebrecht e outros três empreiteiros corruptos são acusados de pagarem mais de R$  137 milhões em propinas para vagabundos que ocupavam cargos de diretores na Petrobras.


A Justiça também aceitou a denúncia contra Pedro José Barusco Filho, Renato de Souza Duque, que eram funcionários do alto escalão da Petrobras.



Desta forma, o grupo se torna réu em mais uma ação penal no âmbito da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção e desvio de dinheiro na Petrobras. Todos estão presos desde junho deste ano, quando foi deflagrada a 14ª fase da Operação Lava Jato.


DENUNCIADOS E CRIMES
 Marcelo Odebrecht: corrupção ativa
Márcio Faria: corrupção ativa
Rogério Araújo: corrupção ativa
César Rocha: corrupção ativa
Pedro Barusco: corrupção passiva
Renato Duque: corrupção passiva

NOVAS PRISÕES
Ao aceitar a denúncia, Moro ainda decretou nova prisão preventiva para Rogério Santos de Araújo, Márcio Fária da Silva e Marcelo Bahia Odebrecht. Para ele, a saída destes presos da cadeia representa riscos à investigação, à instrução criminal e à aplicação da lei penal. Por considerar risco à ordem pública e à aplicação da lei penal também foi decretada nova prisão preventiva contra Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras. 


O MPF havia solicitado outra prisão preventiva contra Cesar Ramos, porém, ele ficou de fora da decisão de Moro. Isso porque, conforme informado pelo magistrado, ele considerou os fundamentos do Supremo Tribunal Federal na liminar que soltou Alexandrino Salles de Alencar, ex-diretor da Odebrecht na sexta-feira (16). O ministro Teori Zavascki avaliou que, assim como já ocorreu com outros executivos investigados na Lava Jato, a medida extrema (prisão) não se demonstra indispensável, podendo substituída por medidas alternativas. (Com informações de G1)
(Via Folha Centro Sul)

Nenhum comentário: