quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dirceu ameaça greve de fome, mas, desiste - se o cardápio dele fosse o mesmo dos demais presos da Papuda, seria fácil fazer greve. Mas, o mensaleiro Dirceu tem cardápio especial, do bom e do melhor - Promotora reitera pedido para saber se Dirceu usou celular





Dirceu cogitou greve de fome na prisão

Ex-ministro, porém, mudou de ideia e estuda outras medidas caso não obtenha do STF autorização para trabalhar  [a única medida que resta ao Dirceu é esperar por uma decisão da Justiça; foi burro e deu motivos para seu pedido entrar na fila dos que merecem análise especial - são pedidos de permissão para trabalhar efetuados por mais de mil condenados e todos tem que ser analisados - análise lenta, criteriosa, já que a Justiça não pode errar concedendo o que o peticionário não merece ou negando os que merecem ser atendidos.]

O ex-ministro José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão, e apoiadores do lado de fora do Complexo Penitenciário da Papuda cogitam uma série de ações caso o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, decida não autorizá-lo a trabalhar. A movimentação exaspera o governo e racha o PT. Segundo a Folha apurou, Dirceu chegou até a cogitar fazer greve de fome. Pessoas próximas ao petista pensaram numa data por volta de 20 de maio como possível início da abstinência alimentar.

Do presídio, porém, Dirceu aproveitou o dia de visitas ontem para descartar, por meio de intermediário, essa possibilidade. Há cerca de 15 dias, pessoas de sua confiança indicaram essa disposição em conversas reservadas.O assunto deveria ser mantido em sigilo por duas razões: não se tratava de uma decisão tomada e poderia, segundo aliados, provocar um efeito inverso em Joaquim Barbosa, fazendo com que custasse ainda mais a despachar sua decisão, ou simplesmente recusasse o pedido.

Conselheiros do ex-ministro argumentaram ainda que, aos 68 anos e com problemas de pressão, não seria recomendável uma greve de fome. Caso a autorização não saia, há outra alternativa: uma campanha internacional para argumentar que Dirceu tem sido mantido injustamente em regime fechado.

 O ex-ministro José Dirceu, preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, depois de ser condenado no julgamento do mensalão, cogitou fazer uma greve de fome caso o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, não o autorize a trabalhar. 


Caso não obtenha autorização para trabalhar, Dirceu estuda outras medidas, como uma campanha internacional para argumentar que tem sido mantido injustamente em regime fechado. Pessoas ligadas ao ex-ministro consideram também pressionar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a defender o petista. 

[tais pessoas são alopradas, estúpidas e boçais; que autoridade tem um ex-presidente da República - não conseguiu segurar nem o passaporte diplomático dos filhos, que a Justiça mandou recolher - para interferir na análise do pedido de um criminoso condenado? Esqueçam. O que Lula mais teme é voltar a ser discutido aquela pergunta: quem chefiava o MENSALÃO - PT?] 

 
 
Márcia Milhomens esclareceu que não interessa conteúdo das conversas [o que interessa e na primeira arapongagem já foi comprovado é que existe um fluxo intenso de conversa entre o Presídio da Papuda x Palácio do Planalto/Congresso Nacional (foi apurado, preliminarmente, a ocorrência de mais de 300 ligações (telefonemas e SMS) entre aqueles locais, mais do que suficiente para comprovar a tese de que os mensaleiros condenados mantém intenso contato com seus comparsas abrigados no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto.

Considerando que o pedido se limita apenas a existência das conexões telefônicas - não sendo interceptado, pelo menos nessa fase inicial,  o conteúdo das conversas - é bem dificil o  pedido ser barrado.]


A promotora do Distrito Federal Márcia Milhomens reiterou nesta quarta-feira à Vara de Execuções Penais (VEP) o pedido de quebra do sigilo telefônico de celulares que tenham realizado chamadas entre as áreas que abrigam o Complexo Penitenciário da Papuda e o Palácio do Planalto. Na petição, a promotora justifica que o acesso a esses dados seria a única maneira de chegar à verdade sobre se o ex-ministro José Dirceu, que está preso na Papuda, teria de fato conversado ao telefone com o secretário do governo da Bahia Wagner James Correia.


 
No documento, que também foi encaminhado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a promotora esclarece que é irrelevante saber quais seriam os supostos interlocutores de Dirceu. Isso porque o simples fato de o ex-ministro utilizar um celular já configuraria uma transgressão. 


Para tanto, Márcia Milhomens enfatiza que não quer a quebra do sigilo telefônico, mas sim dos dados telefônicos.  


 
A diferença é que a quebra do sigilo acarretaria no acesso às conversas, enquanto os dados telefônicos indicariam apenas se houve chamadas entre determinadas regiões. Mais uma vez, a promotora indicou as coordenadas geográficas onde estão localizados a Papuda e o Palácio do Planalto e o período de tempo a ser investigado, entre 1º e 16 de janeiro, mesmo  a suposta conversa entre Dirceu e Correia tendo ocorrido no dia 6 de janeiro.




Chama atenção que Márcia Milhomens não informa em nenhum dos pedidos apresentados o motivo pelo qual pede o acesso aos dados telefônicos da região onde se encontra o Palácio do Planalto, especialmente porque ela frisa na petição que as operadoras de telefonia também devem informar dados referentes às chamadas originadas e recebidas na região da Papuda relacionadas aos prefixos do Estado da Bahia. 


No último dia 15 de abril, a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com reclamação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra a promotora em razão do pedido de quebra do sigilo telefônico. Como o Palácio do Planalto é o local de trabalho do presidente da República, somente o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, poderia fazer um pedido de quebra que poderia atingir a presidente Dilma Rousseff. 


[enbromação da AGU, já que o sigilo da presidente - e de nenhum dos telefonemas - será quebrado; além desse fato, é sabido que a presidente utiliza em suas comunicações sistema telefonico bem mais seguro que os utilizados por cidadãos comuns e eventualmente criminosos encarcerados.]
 
 
As informações são do jornal Folha de S.Paulo.


BLOG Prontidão


Nenhum comentário: