quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dilma critica uso de direitos humanos como arma e lembra EUA

30 de abril de 2014 • 19h45 • 


Dilma participa de formatura de diplomatas em Brasília


Em discurso durante a formatura de novos diplomatas no Palácio do Itamaraty, Em Brasília, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que a promoção dos direitos humanos é um componente importante da política externa brasileira. Sem fazer menção a países, Dilma disse que o país se nega a se associar a nações que fazem dessa luta uma “arma”.


“A promoção e a proteção dos direitos humanos em todos os países são vetores das nossas políticas externas. Mas não nos associamos aos que fazem dela uso seletivo de luta política”, disse a presidente. Em seguida, Dilma disse que esse princípio deve prevalecer “para que não façamos dos direitos humanos uma arma de luta política decorrente de outros interesses”. 


Pouco depois, a presidente lembrou os casos de espionagem dos Estados Unidos a cidadãos, empresas e autoridades brasileiras. Dilma reiterou que o governo não “transige por nossa soberania”. “Reafirmamos também a importância ao respeito entre todas as nações do conceito de soberania e não reconhecemos nenhum direito, a nenhuma nação, de ser melhor do que qualquer outra.”


O discurso da presidente aos novos diplomatas foi marcado por declarações assertivas de combate à discriminação racial. A turma deste ano decidiu o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que morreu no ano passado. Declarações de Dilma contra o racismo vêm sendo recorrentes, especialmente no contexto de discriminação no futebol.


“Lutamos para tornar este País em um país democrático. Agora estamos lutando para tornar este País em um país mais inclusivo, mais igual e com maior distribuição de renda. A questão da desigualdade racial é central para a construção de uma verdadeira democracia e de uma nação desenvolvida”, disse Dilma.

Nenhum comentário: