quinta-feira, 1 de maio de 2014

Doleiro soube antes sobre ação da PF e discutiu fuga

01/05/2014
às 4:38


Por Mário Cesar Carvalho, na Folha:

Dois doleiros presos na Operação Lava Jato, deflagrada em março pela Polícia Federal, souberam com antecedência que eram alvo da ação e falaram em fugir. Segundo relatório de investigação da PF e decisão da Justiça federal do Paraná, Alberto Youssef avisou Nelma Kodama — acusados de operar no mercado paralelo de dólares — sobre a iminência da operação Lava Jato e ambos discutiram possível fuga. 


O aviso foi dado por Youssef em 13 de março, um dia antes de Nelma ser presa no aeroporto de Guarulhos (SP) quando tentava embarcar para Milão, com 200 mil euros escondidos na calcinha. Na mensagem, o doleiro escreve: “Outra coisa: amanhã vai ter operação. 


Então você sabe o que fazer”. Nelma então oferece o que o juiz federal Sérgio Moro chama de “uma espécie de rota de fuga através de helicóptero disponível no Campo de Marte em São Paulo”. A frase literal da doleira é a seguinte: “Se quiser, temos um agusta no marte, à nossa disposição, OK? tá na mão”. Agusta é uma marca anglo-italiana de helicópteros. Para o juiz, o doleiro não fugiu porque aparentemente não tinha conhecimento exato de tudo que iria ocorrer. (…)

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: