sábado, 17 de maio de 2014

Partido suspende filiação de prefeito de Coari, no AM, preso por pedofilia




Segundo PRP, Adail não foi expulso do partido por não ter sido condenado.


Político está preso em Manaus desde fevereiro e foi afastado do cargo.

Do G1 AM
Fantástico mostra novas denúncias contra prefeito de Coari (AM) (Foto: Reprodução TV Globo) 
 
Adail Pinheiro está preso desde fevereiro


O prefeito afastado de Coari, Adail Pinheiro, teve a filiação suspensa pelo Partido Republicano Progressista (PRP) nesta semana. A confirmação foi divulgada nesta sexta-feira (16). De acordo com o partido, a decisão foi determinada pela Comissão de Ética do Diretório Nacional do PRP.


A expulsão de Adail do partido foi cogitada logo após o início da veiculação de reportagens do Fantástico que denunciavam o envolvimento do político em casos de exploração sexual de crianças e adolescentes em Coari. Um procedimento ético foi instaurado no dia 20 de janeiro para apurar a situação. O resultado veio nesta segunda (12), quando o partido decidiu pela suspensão da filiação de Adail.

De acordo com o partido, Pinheiro não foi expulso por ainda não ter sido condenado pela justiça. A Comissão decidiu então pela suspensão da filiação, com a justificativa de "que o simples fato de o prefeito estar sob acusação dos supostos crimes já é suficiente para denegrir e ferir a imagem pública do PRP", como afirmado em nota.

Ainda segundo o PRP, Adail Pinheiro sinalizou, na quinta-feira (15), a possibilidade de pedir desligamento do partido. Na nota enviada ao G1, o PRP destacou que, caso Pinheiro entre com o pedido, este será "prontamente aceito pela direção nacional".

Adail Pinheiro está preso, em Manaus, desde o dia 8 de fevereiro acusado de chefiar uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Coari, onde foi eleito prefeito três vezes. Ainda segundo o Tribunal de Justiça do Amazonas, tramitam na justiça estadual seis processos contra Adail relacionados à exploração sexual e favorecimento à prostituição infantil.

Nenhum comentário: