sábado, 17 de maio de 2014

A 21 dias da chegada da 1ª seleção, MTE mantém embargo em Viracopos




Sete delegações da Copa do Mundo vão utilizar novo terminal do aeroporto.


Apesar disso, obra da estrutura não está concluída e é alvo de interdições.

Do G1 Campinas e Região
Funcionários de empresas em obras de ampliação do Aeroporto de Viracopos em Campinas (Foto: Reprodução EPTV) 
 
 
 
Funcionários nas obras do Aeroporto Internacional de Viracopos
 
 
A 21 dias da chegada da primeira seleção da Copa do Mundo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, o embargo parcial às obras do terminal de Campinas (SP) foi mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) após fiscalização na tarde desta sexta-feira (16).


A interdição de atividades em altura realizadas nos píeres A, B e C, além do saguão e da ponte de acesso ao novo terminal, ocorreu na quarta-feira (14).


O píer A do novo terminal de passageiros será destinado a voos internacionais e a previsão é que sete seleções o utilizem em voos para jogos da Copa do Mundo. A fiscalização nas obras ocorreu a pedido do consórcio construtor, mas, segundo o auditor fiscal do MTE João Batista Amâncio, as melhorias realizadas para segurança dos operários ainda são insuficientes para autorizar a retomada das atividades.

De acordo com Amâncio, serão lavrados autos de infração para o consórcio, mas ainda não é possível informar quantos e quais os valores da multa. A fiscalização na quarta-feira foi feita em conjunto com dois procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e foram proibidos trabalho em andaimes, escadas e na periferia de edificação e outros locais de desnível.


Retomada das atividades

 

Como não houve autorização para retomar as atividades em altura, pelo menos até segunda-feira (19) elas terão de ficar paradas nos locais indicados pelo MTE. Agora, o consórcio terá de fazer outras adequações determinadas pelo órgão trabalhista para, só então, solicitar uma nova fiscalização e eventualmente conseguir as desinterdições.


Segundo o MPT, também foram paralisadas atividades de concretagem de vigas no píer B; circulação em área de trabalho de guindastes e plataformas de trabalho aéreo, assim como o trabalho embaixo desses equipamentos; atividades de solda onde haja substâncias inflamáveis e combustíveis; instalações e equipamentos com riscos elétricos; e armazenagem de inflamáveis em local sem sinalização, próximo a equipamentos de solda e sem extintores.


A assessoria de imprensa do consórcio informou que todas as adequações necessárias para retomada total das obras continuarão a ser feitas. Ainda de acordo com as empresas responsáveis pela construção, todas as normas de segurança exigidas pelas leis são cumpridas.

Interdições
A interdição de quarta-feira foi a segunda em menos de uma semana nas obras. Na sexta-feira (9), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) havia paralisado os trabalhos nos píeres A e B após encontrar excesso de atividades no mesmo ambiente e risco para funcionários, mas, na ocasião, uma liminar permitiu a retomada das atividades.


Por contrato, a primeira etapa da ampliação de Viracopos precisava estar operacional até o dia 11 de maio. Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vistoriaram o aeroporto e vão elaborar um relatório sobre o trabalho de expansão no terminal. Com base nele, será definida a multa para a concessionária. O valor pode chegar a R$ 170 milhões, mais o máximo de de R$ 1,7 milhão por dia de atraso.

Chegada das seleções
A seleção da Costa do Marfim desembarca no Brasil por Viracopos em 6 de junho, Japão no dia 7, Argélia e Rússia, 8, e Portugal, 11. As delegações de Nigéria e Honduras chegam ao país por Guarulhos, na Grande São Paulo, mas os voos para as partidas da Copa do Mundo serão feitos pelo terminal aéreo do interior paulista.


Segundo o mais recente balanço, divulgado pela concessionária em 7 de maio, a obra do terminal de passageiros (com 3 píeres e capacidade para até 22 milhões pessoas por ano) está 92% concluída, dos pátios de aeronaves (com 3.500m² e 37 novas posições), 97%, edifício-garagem (4.000 vagas), 95%, adequações nas pistas de pousos e taxiamento, 100%.


Perspectiva do plano de ampliação do aeroporto de Viracopos,em Campinas (SP) (Foto: Divulgação)Perspectiva do plano de ampliação do aeroporto de Viracopos

Nenhum comentário: