sábado, 14 de junho de 2014

O PT faz mal à saúde. Ou: A Anvisa loteada




A capacidade do PT de causar estragos jamais deve ser subestimada, mas quando o assunto é saúde, os danos podem custar caro demais. Afinal, estamos lidando com questões de vida ou morte muitas vezes. 

Isso não impediu que o partido tratasse o setor como apenas mais um a ser loteado e aparelhado, ou então submetido a seu ranço ideológico autoritário.

A acusação agora vem de José Serra, em artigo publicado na Folha. O tucano cita o caso dos remédios genéricos, mostrando como seu sucesso foi interrompido pelas trapalhadas da Anvisa sob o PT. Entre as várias causas, que incluem incompetência, temos justamente o uso da agência para fins partidários:

A escolha da primeira diretoria da Anvisa, em 1999, baseou-se em critérios essencialmente técnicos. Nem partidos nem parlamentares me procuraram para indicar nomes. Nas gestões petistas, porém, predominou o loteamento político de cargos entre partidos – isso em detrimento da qualidade técnica da agência e, evidentemente, da lisura do seu funcionamento. Para quê serve uma nomeação política num órgão como esse senão para captar dinheiro e retribuir favores?

Até então, havíamos proibido que despachantes e intermediários cuidassem dos trâmites dos laboratórios na Anvisa. Hoje, eles operam livremente dentro da agência. Um dos seus diretores foi flagrado numa reunião com laboratórios para pedir contribuições para financiar dívidas de campanha de um deputado eleito – não por coincidência, seu padrinho político.


O leitor mais antigo saberá que considero a Anvisa dos últimos anos um dos maiores exemplos do ranço autoritário, quiçá fascista deste governo. Cheguei a gravar um vídeo sobre o assunto:

Com saúde não se brinca. Mas para o PT, tudo acaba se resumindo ao seu único objetivo verdadeiro, que é se perpetuar no poder e aparelhar toda a máquina estatal com seus apaniguados. Serra conclui: 


“Alguém duvida que uma das tarefas difíceis, mas prioritárias do próximo presidente, havendo a alternância de poder, será desfazer os nós das agências reguladoras, hoje capturadas e pervertidas pelo método petista de governar?”

Precisamos de uma Anvisa mais independente, despolitizada, com um quadro técnico que realmente coloque a saúde dos brasileiros como prioridade, sempre respeitando o máximo possível das liberdades de escolha individuais.

Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: