segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Os cenários da eleição 2014: uma análise de opções

images-cms-image-000330126
Como muitos já perceberam, a análise das eleições deste blog é feita com um foco em uma estratégia para a direita, que, a meu ver, deve ser baseada em ganhar tempo a fim de criar uma consciência de direita a partir das redes sociais, participação na mídia e coisas do tipo. Por isso, eu optei pelo voto em Aécio Neves, e, no segundo turno, em Marina Silva. Já são cinco posts sobre isso:
  1. Por que votar em Marina contra Dilma não é trocar seis por meia dúzia (21/8)
  2. A questão da preferência por Marina ao invés de Dilma e um dos posts menos lidos da história deste blog (21/8)
  3. A maior das ironias da batalha política de 2014: a mídia, vejam só, decidiu atirar no Godzilla para salvar os MUTO’s (23/08)
  4. Sobre a decisão de Minerva entre Marina ou Dilma e por que discordo de Lobão neste caso (23/08)
  5. Campanha de Marina discute ampliação do controle social da atividade política. Isto derrubaria minha tese? Veremos… (24/08)
Nesse momento temos três hipóteses para o segundo turno, o qual com certeza vai ocorrer. São elas:
  1. Dilma X Marina
  2. Dilma X Aécio
  3. Marina X Aécio
O primeiro cenário é o mais provável, de acordo com que as pesquisas tem mostrado. Os trackings do PSDB tem trazido o seguinte resultado: Dilma Rousseff com 36%, Marina com 24% e Aécio consolidado em 20%. Veremos as próximas pesquisas e o Ibope vai divulgar mais uma na próxima terça-feira, 26/8.

O segundo cenário não está tão distante, nessa altura do campeonato, mas depende de que Aécio Neves parta para a guerra política, o que ainda não aconteceu. Como este blog defende, é preciso que nós pressionemos Aécio e sua equipe para agir assim. Este blog publica uma série chamada Guerra Política 2014, que já conta com cinco textos com exemplos do que pode ser aplicado na guerra política já em curso nas eleições atuais.

Para facilitar, vou colar os textos aqui:
A falta de “poder de jogo” de Aécio Neves é tão grande (embora ele tenha muito potencial) que até os blogueiros da BLOSTA estão se divertindo às pampas. Veja um pouco da análise de Jean Menezes de Aguiar para o Brasil247:
Se o bom-moço Aécio Neves continuar com esse ar de Maricotinha-que-reclama perderá feio para Marina Silva. Mesmo tendo melhor preparo pessoal e partido mais estruturado.

A falta de condições pessoais de ‘bater’, de ser ‘pedra’ de Aécio, até pode ser interessante para um educado cargo de gestão. Mas jamais atrai o eleitor numa disputa visceral, uma eleição-Bbb como se apresenta.

Quem dá o tom visceral da disputa é o PT com sua militância-ostentação. A partir daí não há mais espaço para bonzinhos. E a veia autoritária de Marina faz com que ela assuma a polarização com Dilma. Fica claro que Marina desbanca Aécio pelo menos em enfrentamento e palanque com a recandidata.

Não adiantará Aécio engomar um discurso-raivinha de última hora. Ele precisa se imbuir, acreditar, viver o que diz. Ou melhor, seu partido precisaria querer parar de ser ‘chique’. Mas esta antropologia-Daslu parece ser viciosa ao Psdb. Aécio deveria aceitar que algumas antipatias e preços a pagar são naturais, disparando petardos e movendo uma metralhadora giratória que não se sabe se tem.
O que ele está nos dizendo é que o PT sabe jogar o jogo político (o que é óbvio), enquanto Marina parece ter culhões para entrar nessa, mas duvida que Aécio o faça. Essa é a forma como ele é percebido inclusive pelos opositores que entendem um tanto de guerra política. (Verdade seja dita: na BLOSTA há pessoas que entendem bastante de guerra política. Na direita e no centro esse tipo de conhecimento rareia. Eu ajudo a preencher esta lacuna.)

Parece então que o cenário três é praticamente impossível, e também, ironia das ironias, um dos mais indesejáveis.

Hora de falar  das opções.

Imagine uma disputa entre Marina e Aécio em um segundo turno, facilitando a aproximação do PT e dos partidos de extrema-esquerda com Marina Silva? Essa hipótese é no mínimo aterradora. Melhor torcer para que não ocorra. Felizmente, é pouco provável, como já disse antes.

Então falemos do cenário 2, onde Aécio iria para um segundo turno com Dilma. Isso só é interessante se Aécio construir uma aliança prévia com o PSB, garantindo uma propaganda nestes moldes abaixo com Aécio e Marina no segundo turno. Aí sim a coisa funcionaria. Veja:


É um fato que Marina é uma puxadora de votos, e, se perder no primeiro turno para Aécio, deveria estar ao lado dele no segundo.

Alguns diriam: “Não se iluda, isso não vai acontecer”. Esta análise não é focada em ilusões, mas em hipóteses: se a “cabeça dura’ de Marina for convencida a uma parceria com o PSDB, a hipótese de Aécio com Dilma no segundo turno se torna excelente. Até por que não se cria uma polarização entre social-democracia e socialismo (algo como PSDB versus a turma do PT e seus amigos) em tão pouco tempo.


Como estamos na guerra política, onde coalizões são feitas, devem ser lançadas pressões mútuas sobre PSB e PSDB para que exista uma aliança entre ambos os partidos no formato de “parceria”. Só que não pode ser uma parceria Caracu, onde um entra com a cara e o outro com… bom, deixa pra lá. 

É preciso de uma parceria boa para ambos os lados. Este é o template: quem for para o segundo turno, teria garantida a presença do outro no palanque.

A negociação deve ser feita neste nível, estimulada pelo PSDB:
Sabemos que vocês do PSB tem mais chances de chegar no segundo turno que nós. Mesmo assim, o acordo é este: garantimos apoio pleno a vocês no segundo turno, enquanto queremos as mesmas garantias por vocês caso cheguemos lá. Neste momento, o acordo é melhor para vocês do que para nós. Neste acordo devemos ter um limite de críticas entre nós, para priorização do tempo de ataque ao PT e seus aliados. Nossas comparações entre propostas nossas, por exemplo, não devemos incluir termos como “cínico” ou “mentiroso” entre nós. Ao mesmo tempo, podemos lançar estes epítetos facilmente na direção dos petistas, que mentem sem parar em seu programa eleitoral.
É preciso convencer Marina de que este acordo é melhor para ela, dando-lhe inclusive o favoritismo de vitória no segundo turno, enquanto Aécio ainda precisa caprichar muito mais.

Existindo uma parceria deste tipo, o cenário 1, com Marina e Dilma no segundo turno, não é uma opção tão ruim para nós. Desde que, é claro, exista uma polarização com o PT, e, pelo que se nota, isso já tem acontecido.

Ao contrário do que alguns pensam, este blog não assumiu uma “campanha pró-Marina”. É bem diferente disso: eu defendo o apoio à Aécio, mas devemos torcer principalmente para que os petistas não transformem tanto Aécio quanto Marina em seus serviçais.

Enfim, é vital destruir o PT, mas acordos precisam ser fechados de forma antecipada para beneficiar tanto Marina quanto Aécio com mais segurança para um eventual segundo turno.

Nenhum comentário: