terça-feira, 4 de novembro de 2014

Brasília abre temporada de 2015 da Fórmula Indy


8 de março
Agnelo recebeu piloto brasileiro e se revelou aficcionado da competição
Publicado: 3 de novembro de 2014 às 17:40

agnelo e tony kanaan by denio simoes
Agnelo Queiroz recebeu a visita do piloto Tony Kanaan e destacou a importância de Brasília sediar a F-Indy


O Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, será o palco da abertura da temporada 2015 da Fórmula Indy, no dia 8 de março. E as obras para ajustar o circuito, deixando-o apto a receber a competição, começam até o início de janeiro. Brasília recebe a única etapa fora da América do Norte. O piloto brasileiro Tony Kanaan, da Equipe Ganassi, visitou o governador Agnelo Queiroz nesta segunda (3), e demonstrou grande expectativa com a corrida.


Tony, que é presidente da Associação dos Pilotos, veio conferir a pista e agradecer ao governador Agnelo Queiroz a oportunidade de trazer a prova para a capital. “O mais importante agora é garantir uma pista segura. E nos foi reafirmado que os requisitos serão cumpridos”, afirmou Tony Kanaan.


Grandes eventos – O governador Agnelo Queiroz explicou que a abertura da Fórmula Indy na capital é a prova de que Brasília está no circuito internacional de grandes eventos. “É importante para o esporte e para a economia da cidade. É uma oportunidade de trazer para o brasiliense uma corrida como essa. Nosso povo não tinha esse direito de ver competiçõesinternacionais dessa dimensão. A Fórmula indy vai reforçar isso”, declarou.


A Fórmula Indy é mais uma agenda no calendário de grandes eventos em Brasília. Depois de receber a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e sete jogos da Copa do Mundo de 2014, a capital do país foi escolhida cidade olímpica e, em 2016, o Estádio Mané Garrincha será palco de partidas de futebol das seleções masculina e feminina durante os Jogos Olímpicos.


Em 2018, a cidade será a sede do Fórum Mundial das Águas e, em 2019, recebe a Universíade, terceiro maior evento esportivo do mundo, com a participação de 12 mil atletas universitários.


Reforma – O projeto de reforma do Autódromo está dividido em etapas e é de longo prazo. A primeira delas vai permitir a realização da Indy, com obras pontuais para aumentar as áreas de escape, troca do asfalto e instalação do pit lane (linha que antecede a entrada na área dos boxes).


“A reforma completa do Autódromo será feita em dois anos. As obras para atender a Indy vão focar na pista e parte de segurança dos pilotos e expectadores, como instalação de cercas de proteção”, explicou a presidente da Terracap, Maruska Lima.


Até dezembro, a Terracap pretende finalizar o processo licitatório e a contratação dos responsáveis pelas obras da primeira etapa, que devem começar até o início de janeiro e seguir até dias antes da abertura da temporada. Maruska Lima lembra que será adaptada uma arquibancada móvel com a previsão de abrigar cerca de 80 mil espectadores.


O Cine Drive-in será mantido no local e a última prova disputada antes das obras será em 6 de dezembro, quando a cidade recebe as 6 Horas de Kart de Brasília.


Calendário – A Fórmula Indy divulgou o calendário oficial da temporada 2015. A última prova disputada no país foi em 2013, no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo. Dois pilotos brasileiros disputam a principal categoria de monopostos dos EUA: o baiano Tony Kanaan, pela Ganassi, e o paulista Hélio Castroneves, pela Penske.


Confira o calendário completo da Fórmula Indy 2015:
8 de março – Brasília
29 de março – St. Petersburg
12 de abril – Nova Orleans
19 de abril – Long Beach
26 de abril – Alabama
9 de maio – Indianápolis (circuito misto)
16-17 de maio – 500 Milhas de Indianápolis (classificatório)
24 de maio – 500 Milhas de Indianápolis
30 de maio – Detroit
31 de maio – Detroit
6 de junho – Texas
14 de junho – Toronto
27 de junho – Fontana
12 de julho – Milwaukee
18 de julho – Lowa
2 de agosto – Mid-Ohio
23 de agosto – Pocono
30 de agosto – Sonoma

Nenhum comentário: