sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PT cobra explicações de Gilmar Mendes sobre declaração contra 'vaquinhas'


Primeira interpelação protocolada pelo partido foi arquivada esta semana pelo ministro Luiz Fux
 
por Redação RBA publicado 13/02/2014 19:39 

Nelson Jr./Supremo Tribunal Federal
Gilmar Mendes
Magistrado levantou suspeita de lavagem de dinheiro nas campanhas de arrecadação para Genoino e Delúbio 

São Paulo – O presidente nacional do PT, Rui Falcão, protocolou hoje (13), na Justiça do Distrito Federal, pedido de interpelação cível ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. No dia 4, o magistrado acusou as campanhas de arrecadação do ex-deputado do PT José Genoino e do ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares, para pagar as multas da condenação na Ação Penal 470, de serem suspeitas de lavagem de dinheiro.

“O PT quer saber o motivo da ação maledicente e ilícita do ministro e se ele se manifestou como cidadão ou como magistrado. Com as respostas a tais indagações, o PT avaliará se deverá recorrer novamente à Justiça com eventual ação de indenização por danos morais”, explica a legenda em nota.
Para Falcão, as declarações de Mendes atacaram a honra do partido, de seus filiados e simpatizantes.  A legenda cobra provas do ministro com as quais ele poderia provar o que disse.

Na semana passada, Rui Falcão havia protocolado uma primeira interpelação, que foi arquivada esta semana pelo ministro Luiz Fux.

O ministro justificou o arquivamento dizendo que o PT não teria legitimidade representativa para tal ação.

Por esse motivo, o partido resolveu interpelar Gilmar Mendes na justiça comum, de acordo com o artigo 867 do Código de Processo Civil.

Nenhum comentário: