terça-feira, 10 de junho de 2014

LAUDOS A dois dias da Copa, dois estádios sem alvará


A Arena da Baixada, em Curitiba, e a Arena do Pantanal, em Cuiabá, não têm laudo para que possam funcionar


 10/06/2014 14:02



AFP PHOTO/HEULER ANDREY

Se a Copa do Mundo começasse hoje em todas as sedes, duas delas não poderiam receber a competição: a Arena da Baixada, em Curitiba; e a Arena Pantanal, em Cuiabá.

A expectativa é que vistorias programadas para hoje e amanhã liberem os estádios a tempo do Mundial, que começa na quinta-feira. Juntas, as arenas a perigo vão receber oito partidas da fase de grupos. Atual campeã mundial, a Espanha joga em Curitiba contra a Austrália, em 23 de junho.

A liberação da Arena Pantanal só depende de ajustes na rota de fuga. “Só podemos dar o documento definitivo quando tudo estiver certo”, explicou o tenente-coronel Denes Alves, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. Caso os laudos atrasem, há a possibilidade da assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) no qual o governo se responsabilizaria. “Não se deve fazer um TAC em um lugar com tanto público assim. Com segurança, não dá para facilitar”, opina Emílio Mamede, especialista em avaliações e perícias de engenharia.

Em Curitiba, a demora nas obras da Arena da Baixada causou o atraso dos laudos. Como as obras vão continuar após o fim da Copa do Mundo, novos documentos terão de ser entregues depois de julho: com as alterações, será necessária uma nova vistoria.

Liberações
O número só não foi maior porque no início da noite de ontem, a 70 horas de Brasil x Croácia, o Corpo de Bombeiros de São Paulo emitiu o laudo para o funcionamento completo do Itaquerão, incluindo as arquibancadas provisórias para o Mundial.

Por volta das 22h30, a organização recebeu outra notícia positiva, quando a corporação no Rio Grande Sul aprovou a iluminação no Beira-Rio e o trajeto nas saídas de segurança: eram as únicas pendências que impediam o estádio de receber o laudo de prevenção e combate a incêndios.

Hoje, com o documento em mãos, o Inter planeja buscar o alvará definitivo perante a prefeitura de Porto Alegre. A Brigada Militar só aguardava a autorização dos bombeiros para liberar o laudo de segurança.

Colaborou Felipe Seffrin


Já teve jogo
Os estádios que seguem sem alvarás definitivos receberam 115,6 mil torcedores neste ano, em seis partidas testes, sem que as arquibancadas estivessem totalmente liberadas

Estádio Partidas Público médio Capacidade na Copa
Arena Pantanal 4 18,9 mil 43 mil
Arena da Baixada 2 20 mil 41,4 mil

Nenhum comentário: