terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O Google anunciou o lançamento de um concurso que vai premiar iniciativas que tenham como objetivos combater problemas sociais no Brasil


Viviane Senna  fala no lancamento do Desafio de Impacto Social Google Brasil (Foto: Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira, 10, o Google anunciou o lançamento de um concurso que vai premiar iniciativas que tenham como objetivos combater problemas sociais no Brasil — valem projetos em qualquer âmbito, como saúde, educação e segurança. Organizações governamentais e sem fins lucrativos podem inscrever suas ideias até 12 de março no site da premiação.


Trata-se do terceiro Desafio de Impacto do Google (que já aconteceu na Inglaterra e na Índia). Os quatro vencedores vão levar R$ 1 milhão cada, além de assistência técnica. “Estamos muito felizes de poder trazer essa iniciativa para o Brasil”, disse Fábio Coelho, diretor-geral da empresa no País, durante o lançamento. Segundo ele, o projeto faz parte um movimento para tornar o Brasil mais empreendedor.


A tecnologia não tem de ser, necessariamente, digital ou envolver produtos do Google. A partir do dia 13 de março, um time de funcionários da empresa vai escolher 10 finalistas, que serão anunciados em 29 de abril. No dia 8 de maio, os quatro vencedores são anunciados.

Os quatro vencedores vão levar R$ 1 milhão cada, além de assistência técnica
Um dos ganhadores será eleito por votação pública, que acontece entre 30 de abril e 7 de maio. Os outros três serão escolhidos por um júri formado pela diretora do Google.org, Jacqueline Fuller, o apresentador Luciano Hulk, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o empresário Josué Gomes da Silva e o rapper MV Bill.

A equipe vai se basear em três critérios: tecnologia, inovação e impacto social; a viabilidade do projeto e como ele seria aplicado; e, por fim, o grupo que está por trás da iniciativa. O Google se comprometeu em acompanhar de perto a materialização de cada ideia, que deve ocorrer entre 1 e 3 anos.


“Nosso objetivo é fazer um mundo melhor mais rápido”, resumiu Jacqueline Fuller, diretora do Google.org. Ela explicou que a iniciativa desenvolve produtos com impacto social, como respostas a crises, combate ao tráfico de pessoas e abuso de crianças, investimento em educação para ciências da computação e intensificação do desenvolvimento econômico. Jacqueline ainda frisou o entusiasmo da marca em trazer o concurso para o Brasil.


“Nosso objetivo é fazer um mundo melhor mais rápido”
A empreendedora social Viviane Senna defendeu a iniciativa que, de acordo com ela, surge de um “princípio simples, mas poderoso”: aliar o DNA de cada empresa em busca de um país melhor. Ela diz que questões públicas, muitas vezes, são confundidas com governamentais — quando, na verdade, o que é público deveria ser responsabilidade de todos. “É inovador e importante para o País.”

Revista Galileu

Nenhum comentário: