terça-feira, 13 de maio de 2014

Emprego industrial tem leve alta de 0,2% em março, diz IBGE Frente a março do ano anterior, o emprego industrial caiu 1,9%.






Desempenho negativo da indústria paulista exerceu principal impacto.



Do G1, em São Paulo
 

O emprego na indústria brasileira registrou leve alta de 0,2% em março, já com ajuste sazonal, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro, a variação havia sido de 0,1%.


Frente a março do ano anterior, o emprego industrial caiu 1,9%. O número de trabalhadores recuou na maioria dos locais pesquisados pelo IBGE nessa base de comparação. O desempenho negativo que mais refletiu na taxa foi o de São Paulo, cujo índice caiu 2,8%.


Foram registradas reduções principalmente nas indústrias de produtos de metal (-12,4%), máquinas e equipamentos (-7,8%), calçados e couro (-12,3%), produtos têxteis (-6,3%) e alimentos e bebidas (-1,8%).


Seguiram a mesma tendência as indústrias do Rio Grande do Sul (-4,7%), Paraná (-3,0%) e Minas Gerais (-1,8%). Pernambuco (4,9%) e região Norte e Centro-Oeste (0,7%).


Quanto aos setores, houve diminuição do número de empregados na maioria dos 18 analisados. Tiveram as maiores baixas os ramos de produtos de metal (-6,3%), máquinas e equipamentos (-5,0%), calçados e couro (-7,6%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-6,4%).


No primeiro trimestre do ano, o indicador acumula queda de 2% e, em 12 meses, de 1,4%. "Ao recuar 2% no primeiro trimestre de 2014, o emprego industrial apontou o décimo trimestre consecutivo de resultados negativos, aumentando a intensidade no ritmo de queda frente ao índice do quarto trimestre do ano (-1,8%), todas as comparações contra iguais períodos do ano anterior", afirma o IBGE em nota.

Nenhum comentário: