terça-feira, 13 de maio de 2014

Senado terá cota de 20% para negros em concursos públicos, diz Renan





Medida aprovada pela Mesa Diretora entrará em vigor nesta quarta (14).


Reserva foi anunciada no dia que celebra 126 anos do fim da escravidão.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília
 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou nesta terça-feira (13) que a Mesa Diretora aprovou uma resolução que reserva para negros 20% das vagas em concurso público e em contratos terceirizados de mão de obra na Casa.

A nova regra terá validade para os editais lançados a partir desta quarta-feira (14), quando a regra será publicada no Diário Oficial do Senado. O último concurso realizado pela Casa ocorreu em 2012 e terá validade até o final de 2014.

A reserva de vagas foi anunciada nesta terça, 13 de maio, dia em que se celebra os 126 anos da abolição da escravatura no país. A data foi relembrada por diversos senadores ao longo desta terça.
“Nós estamos reservando, a partir de agora, em todo concurso público para servidor do Senado Federal e em contrato de terceirização também, uma cota de 20% para resgatarmos as contas que nós temos com os afrodescendentes”, declarou Renan.



Um projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos que se declararem negros ou pardos aguarda votação em plenário. O texto já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado e, caso seja aprovado pelo plenário, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

A regra aprovada pela mesa diretora do Senado não atinge os cargos comissionados, de acordo com o presidente. A resolução, porém, “recomenda” o cumprimento da cota também para esses funcionários, que desempenham função de confiança.

“A lei regulamenta o que é comissionado, é cargo em comissão, em confiança. E aí recomenda-se que a regra seja estendida para isso também”, ressaltou o senador de Alagoas.

Nenhum comentário: