segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dilma e PT continuam afundando o país! Mercado reduz aumento do PIB para 1%.


O mercado reduziu pela sexta semana consecutiva sua expectativa para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano. Economistas de instituições financeiras agora veem expansão de 1,07% da da economia brasileira em 2014, contra 1,10% na semana anterior.

O levantamento do Boletim Focus, do Banco Central -que colhe projeções entre cerca de cem instituições- mostra ainda que os especialistas não mudaram suas contas sobre a inflação neste ano. A projeção para o IPCA, a inflação oficial do país, se manteve em 6,46%, próximo do teto da meta do governo, de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

Os economistas mantiveram também a projeção de que a Selic encerrará o ano a 11%, mesmo patamar das últimas pesquisas do Focus. A estimativa para a produção industrial partiu de queda de 0,14% para recuo de 0,67%. As revisões para este ano ocorrem após o IBGE informar uma queda de 0,6% na produção industrial no mês em maio, feitos os ajustes sazonais. Foi o maior recuo do ano, puxado pelo segmento de automóveis, cuja produção caiu 3,9%.

Para evitar o agravamento do quadro, ainda na semana passada, o governo adiou a elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para móveis e automóveis até 31 de dezembro. E o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informou que o governo estuda mais medidas de apoio à indústria, em especial o segmento de bens de capital, cuja produção caiu 2,6% em maio.

Apesar de não terem alterado as projeções para a inflação, os analistas veem os preços administrados mais pressionados. A estimativa para 2014 saiu de 5% para 5,10% de aumento e a de 2015, de 6,75% para 7%. Para 2015, o mercado manteve suas projeções para a inflação (6,10%), para a Selic (12%) e para a expansão do PIB (1,5%), mas reduziu a da indústria de 2,20% para 2,10%.

RELATÓRIO

Em junho, em seu Relatório Trimestral de Inflação, o BC reduziu a projeção de crescimento do PIB de 2014 a 1,6%, ante 2,0% anteriormente. Ao mesmo tempo, piorou suas contas sobre a inflação neste ano e no próximo, mas argumentou que à frente ela entrará em convergência para a meta. O BC vê que o IPCA subirá 6,4% neste ano pelo cenário de referência, ante previsão anterior de 6,1% –praticamente no teto da meta de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais. Já sobre a política monetária, o BC reforçou com o Relatório de Inflação a ideia de que não deve mexer na taxa básica de juros tão cedo. Boa parte dos especialistas veem isso como consequência da preocupação do BC de não afetar ainda mais a atividade. (Folha Poder)
 
 

Nenhum comentário: