segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ponto do Servidor: servidores do Senado, pedalem!

Após solicitações e ?bicicletaços?, a Mesa Diretora do Senado publica norma para facilitar o uso de bicicletas como meio de transporte pelos servidores da Casa

 



Servidores do Senado, pedalem!
Após solicitações e “bicicletaços”, a Mesa Diretora do Senado publica norma para facilitar o uso de bicicletas como meio de transporte pelos servidores da Casa. Foram autorizadas a criação de espaços especializados e a instalação de paraciclos em pontos estratégicos: nos edifícios do Prodasen e no do Interlegis, no estacionamento da L4 Norte e no edifício principal perto da via de acesso à chapelaria. 

Vestiários
O ato também autoriza o uso de vestiários do Interlegis e do Prodasen e permite o acesso a locais de trabalho com trajes esportivos, com algumas restrições e com o uso obrigatório do crachá.

Estacionamento
Para o servidor Marcelo Andrade, que trabalha no Prodasen, é uma nova oportunidade para quem, como ele, vai trabalhar de bicicleta. Mesmo com a criação do programa Mobilidade Sustentável, ele ainda se sentia prejudicado por não encontrar local próximo, e adequado, para estacionar a sua bike. “Se é permitido estacionar a bicicleta no local de trabalho, por que deixá-la longe? Isso incentiva o uso do carro, não o da bicicleta. No entanto, este ato é bastante específico nisso, na criação dos espaços reservados aos ciclistas, então acho que não haverá problemas”, diz.

Bicicletaço
Em abril e junho, servidores se reuniram para ir pedalando ao trabalho, como forma de reivindicar condições para uso das bicicletas. Airton Aragão, que trabalha na Secretaria de Comissões, foi um dos participantes. “Essas melhorias estimulam a adesão de quem não está acompanhando os debates à prática sustentável. Quando nos virem com o capacete no trabalho, vão perguntar o porquê. Isso desperta o interesse de novos servidores”, ressalta.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: