segunda-feira, 7 de julho de 2014

A campanha vai para as ruas...

Segunda-feira, 07/07/2014, às 19:06, por Cristiana Lôbo


A partir de agora, vamos ver adesivos em carros e fotos dos candidatos pelas ruas de todo o país. É o começo efetivo da campanha eleitoral. Este é o período da campanha em que candidatos de oposição têm mais forma de atuar do que o candidato à reeleição:  os candidatos de oposição podem ganhar as ruas para tentar superar o principal obstáculo que têm a esta altura da campanha – o baixo conhecimento. Já a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, passa a estar sujeita a limitações impostas pela legislação para não ser acusada de uso da máquina pública.

Por isso, Dilma optou por dar a largada na campanha pelas redes sociais. Nesta segunda-feira, Dilma postou no Facebook uma foto em que faz o gesto que Neymar consagrou nas comemorações de seus gols:  “É tóis”, escreveu, para manifestar apoio ao jogador – um dos assuntos mais populares nas redes sociais. E, ainda, falar da Copa.

Na campanha petista, a estratégia da semana vai ser traçada em reunião do comando da campanha nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto. Uma discussão está posta: quais são os limites para agendas de campanha da presidente em horário de expediente. Para alguns, Dilma poderá, sim, participar de eventos ao longo do dia de trabalho; mas, para outros, seria melhor deixar os compromissos políticos para depois das 18h. Na semana que vem, será agenda presidencial: a entrega da taça ao vencedor da Copa e reunião com os presidentes dos países que integram os Brics.

Aécio Neves deu a largada na campanha em São Paulo, onde pretende concentrar o comitê eleitoral e ter de forma permanente a presença do vice Aloysio Nunes Ferreira ao lado da campanha tucana no Estado – com Geraldo Alckmin e José Serra, candidato ao Senado. É que na chapa de Alckmin está como vice Márcio França (PSB), que quer abrir comitês no Estado para Alckmin e Eduardo Campos – buscando o voto "Edualdo" (Eduardo e Geraldo). Nesta terça, Aécio terá agenda em Belo Horizonte, mas ainda não confirmou se irá ao Mineirão acompanhar a partida entre Brasil e Alemanha.

Eduardo Campos está cumprindo o roteiro traçado desde o início: colar em Marina Silva que é mais conhecida do que ele próprio, pois disputou a eleição ano passado. As caminhadas começaram em Brasília, cidade em que ela venceu as eleições em 2010.

Nenhum comentário: