segunda-feira, 7 de julho de 2014

E agora, mané?




O estádio Mané Garrincha, em plena capital federal, não ficou pronto para a Copa do Mundo. Faltaram as obras de sustentabilidade no entorno, bem como o túnel por debaixo do Eixo Monumental, que ligaria o estádio ao Centro de Convenções. Mesmo assim, a obra custou R$ 1,6 bilhão, diante de um orçamento inicial de R$ 765 milhões. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-DF) encontrou um superfaturamento de R$ 431 milhões. Uma roubalheira sem precedentes. A obra foi feita inteiramente com recursos do Distrito Federal, comandando por Agnelo Queiroz, o governador do PT que tem uma longa folha corrida de desmandos e irregularidades como gestor público.

O estádio recebeu seis partidas da Copa do Mundo e ainda fará a disputa pelo terceiro lugar. Depois disso, o Mané Garrincha tornar-se-á o que sempre foi: um elefante branco impagável, que irá se deteriorar rapidamente, tendo em vista a baixíssima qualidade das instalações e o uso inadequado que destruirá o gramado e as arquibancadas. Brasília não tem futebol profissional. O estádio ficará às moscas recebendo, de quando em vez, jogos de clubes do Rio e São Paulo que usarão as instalações,gerarão despesas operacionais vultosas,  levando embora toda a receita. Ou cultos religiosos e shows musicais. 

Cálculos feitos por especialistas em eventos esportivos indicam que passarão cerca de mil anos para o Distrito Federal recuperar o valor investido na obra. A arena teve um resultado operacional de R$ 1,371 milhão no primeiro ano de funcionamento -- um período em que recebeu 30 eventos entre jogos e shows, incluindo uma apresentação da cantora norte-americana Beyoncé e a partida de maior renda na história do Campeonato Brasileiro, entre Vasco e Flamengo. Neste jogo, o estádio foi alugado por R$ 400 mil, mas Vasco e Flamengo embolsaram R$ 1,5 milhão cada um. O custo total da obra é até agora calculado em R$ 1,6 bilhão pelo TC-DF (Tribunal de Contas do Distrito Federal). Neste ritmo o estádio irá levar exatos 1.167 anos para recuperar o que custou.

Para que se tenha uma noção do absurdo do valor aplicado no estádio, o túnel construído para desafogar o aeroporto de Brasília teve um custo de R$ 53 milhões. Foi a única obra de mobilidade urbana feita na capital federal dentro da Matriz de Responsabilidade da Copa e atende 160 mil pessoas por dia, mais do que o dobro da capacidade do Mané Garrincha. As obras do aeroporto de Brasília, que aumentou a capacidade de atendimento de 16 milhões para 41 milhões de passageiros por ano, feitas com dinheiro privado do concessionário, consumiram R$ 750 milhões, menos da metade do que foi investido na arena.

O estádio Mané Garrincha, sem dúvida alguma, merece o lugar mais alto do pódio como símbolo do legado maldito da Copa do Mundo. Superfaturado, inacabado, inútil, para sempre será lembrado como um verdadeiro ícone da corrupção petista, em plena capital do país.
 

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