segunda-feira, 7 de julho de 2014

Candidata do PT deseja morte de jogador da Colômbia no Twitter. Jandira Feghali e Ivan Valente, onde estão vocês?

Por Ramiro Furquim/Sul21
Nada como um dia após o outro.


No início deste ano, a extrema-esquerda protestou contra Rachel Sheherazade. Sempre derramando lágrimas de crocodilo, fizeram toda uma campanha pedindo a censura de Rachel apenas por ela ter compreendido os fatos: o Brasil vive uma escalada de violência, o estado está falido em termos de prover segurança e o cidadão de bem (desarmado pelo próprio estado) não tem a quem recorrer. 


Ninguém precisa ser um estudioso de guerra política, na ótica bizarra dos marxistas, para saber que eles estavam encenando indignação para atacar uma jornalista que falava (e ainda fala) as verdades contra pessoas que não dão a mínima para a população.


Pois bem. Agora, Luisa Helena Stern, candidata do PT a uma vaga na Assembleia do Rio Grande do Sul, desejou que o jogador Juan Zuñiga, da Colômbia, tivesse o mesmo destino que o atacante colombiano Escobar, que foi morto em 1994 pelo crime organizado de seu país. Ou seja, que fosse morto. Tudo por causa da jogada violenta de Zuniga contra Neymar, causando uma lesão na vértebra deste último.
Vamos conhecer, antes de tudo, nossa investigada do dia, Luisa Stern:


stern1
Militante dos “direitos humanos”? Que eu me lembre, a extrema-esquerda tem a mania de se definir como militantes dos “direitos humanos”, pois sabem que o frame “direitos humanos” evoca sensações positivas na plateia. Para eles, no entanto, é sempre uma palavra vazia, principalmente por que suas ações são sempre focadas em discursos de ódio. Mas nada melhor que partimos direto para a demonstração.
Veja abaixo o primeiro ato discursivo de Luisa contra Zuñiga:
stern2
Escobar foi alvejado por 12 tiros, na saída de uma discoteca. Como vemos, a declaração acima é bem clara e não deixa dúvidas. E falamos de eventos factuais (como a morte de Escobar). Não há metáfora ou figura de linguagem aqui. Ela simplesmente foi protagonista de um momento bizarro onde mais uma vez um ultra-esquerdista participante da política pública foi irresponsável em suas declarações. 

Sigamos:
stern3
Eu não sei a quem ela se referia: se aos seus críticos por ter proferido uma incitação à violência tão explícita ou aos colombianos. Ou mesmo aos adversários. O que importa é ela dizer a expressão “não fazem diferença nenhuma” se as pessoas não são seus potenciais eleitores. Declarações assim não podem ser subestimadas: elas manifestam um compromisso com o comportamento antissocial, com ênfase no uso da desumanização de quem não está ao seu lado.
stern4
Observe a que ponto chega o cinismo dessa aí. Se alguém a repreende por ela ter desejado a morte de alguém, ela lança um ataque torpe e covarde: dizer que o outro está “defendendo a agressão do Zuñiga”. Difícil algo que mostre com tanta exatidão o grau de perfídia da extrema-esquerda.Mas a cereja do bolo está aqui embaixo:
stern5
Difícil ela tentar nos convencer de “figura de linguagem” depois de dar uma ordem clara:  “Zuñiga não pode sair vivo do Brasil”. Em termos de debate público, não é possível existir uma incitação à violência tão clara quanto essa.


Alias, que bela recepção aos estrangeiros essa aí promove. Mais um motivo para notar que a recepção aos estrangeiros, feita de forma primorosa pelos brasileiros, não é mérito do PT.


Tem mais, agora na reação dela a pessoas notando o absurdo de seu discurso:
stern6
Lembremos que o “leva pra casa” é um frame extremamente criticado pela extrema-esquerda. Ocorre que quando uma pessoa normal vê um esquerdista defendendo criminosos violentos (sequestradores, estupradores, assassinos, etc.), muitas vezes utiliza este frame, dizendo “Ora, você está com dó do bandido? Leva para casa…”.
O grotesco é ela utilizar o mesmo frame para se referir a um jogador de futebol que fez uma jogada violenta, mas que ainda assim é do jogo. Típico caso do jogo político Ausência Deliberada de Senso de Proporções.


Começo essa postagem destacando duas expressões populares, que muitos estão acostumados a ouvir, em diversas situações.
Uma delas é “cachorro que come ovelha, só matando”, utilizada de maneira figurada para qualificar pessoas que tenham uma conduta reprovável e repetida, na opinião de quem a enuncia. Em momento algum, pode se depreender que o uso dessa frase tem a intenção de pregar a morte de alguém ou a violência contra os animais. Embora, nesse caso, pudesse ter existido violência na prática reprovável que deu origem à expressão.


A outra é “tem que dar com um gato morto na cabeça, até fazer o gato miar” ou a variante “nem dando com um gato morto na cabeça”, nesse caso também usada contra pessoas que tenham uma prática reprovável ou dificuldade em compreender certas situações. Isto sempre na opinião de quem a enuncia, que pode ter um ponto de vista diferente do resto do mundo. Também não se compreende que o uso dessa frase signifique incentivo à violência contra seres humanos ou animais.


Lembro que o meu saudoso pai usava a expressão do gato morto em muitas oportunidades e era um sujeito extremamente tranquilo, incapaz de matar uma mosca, nunca levantou a voz nem fez menção de bater nos filhos.
No futebol, por sua vez, também temos expressões que se limitam ao campo do jogo e pós-jogo. Diz-se que em uma competição eliminatória como é a Copa do Mundo a partir da sua segunda fase, os jogos são de “mata-mata”, que os atacantes que fazem muitos gols são “matadores”, que um time “matou o jogo (ou o adversário)” quando abriu vantagem no placar impossível ou inviável de ser revertida.


Ainda, quem frequenta estádios certamente já ouviu e pode ter gritado junto algo como “uh, vai morrer”, em relação ao árbitro da partida ou a algum jogador adversário, sem que isso implique diretamente em prática ou apologia à violência.


Tudo isso é necessário para explicar que ontem, ao saber que Neymar estava fora da Copa, com suspeita de ter fraturado uma vértebra, em decorrência de ter levado um joelhaço nas costas por parte do jogador colombiano Zuñiga, no calor do pós-jogo e muito irritada com a situação eu postei na minha conta do Twitter, entre outras coisas os seguintes comentários [vistos anteriormente].
[...]
Quero dizer que essas expressões foram postadas no calor do momento, em tom de desabafo e no contexto de pós-jogo, com o mesmo sentido figurado das outras que comentei anteriormente e que em nenhum momento desejei a morte ou violência real praticada contra esse atleta ou contra qualquer outra pessoa.
O caradurismo realmente supera todos os limites conhecidos.
As expressões “cachorro que come ovelha, só matando” ou “tem que dar com um gato morto na cabeça, até fazer o gato miar” são realmente figuras de linguagem. O problema, para a hipótese dela, é que não existe nenhuma figura de linguagem dizendo “o Zuñiga precisa ser morto”. Numa boa, eu já vi desculpas esfarrapadas. Mas esta simplesmente transcende qualquer limite conhecido de fanfarronice.
Ademais, ela precisa se decidir: é figura de linguagem ou raiva no momento do jogo? Pois se for figura de linguagem, então a defesa dela poderia terminar aí. Mas se ela quer justificar algum comportamento dizendo que “estava nervosa durante o jogo”, então há algum equívoco a ser justificado. 


Discursos dizendo “eu estava de cabeça quente” sempre resultam de alguma ação moralmente repreensível praticada. Mas se fosse mesmo apenas o uso de figura de linguagem, então ela nem sequer precisaria dizer que “estava de cabeça quente”. Seja lá como for, muito provavelmente ela mesmo sabe que a alegação de “uso de figura de linguagem” é tão ruim que já surgiu com a desculpa da “cabeça quente”. O fato é que ela entrou em contradição.


De fato Luisa disse: “reitero que foi apenas algo publicado em tom de desabafo, sem qualquer desejo concreto de que se torne realidade”. Mas é exatamente isso o que joga a hipótese de “uso de figura de linguagem” por terra.
Quem me conhece sabe que tenho uma trajetória como militante do Direitos Humanos, dos direitos LGBT, de travestis e transexuais. Tenho posicionamento absolutamente contrário à pena de morte, a justiçamentos e à qualquer forma de violência contra a pessoa.
Com muita calma, muita calma nesta hora, Luisa até pode escrever isso. Mas quando exaltada, ela diz coisas muito diferentes. Estamos acostumados com esse perfil.
Agora, vamos aos fatos: temos de novo um exemplo do relativismo moral da extrema-esquerda. Essa é a essência da moral psicopática. Trotsky já havia estabelecido, ao definir este parâmetro moral, que aqueles “que se opõem à revolução” devem ser mortos.


Os petistas estão usando (desonestamente) a seleção brasileira como um símbolo, assim como a ditadura militar fez na Copa de 1970. É o eterno truque “Brasil, ame-o ou deixe-o”, onde o ufanismo é usado para esconder as chagas de um governo. Detalhe que nessa época, os marxistas diziam que o futebol era o ópio do povo. Devido ao relativismo moral, não se importam em dopar a população, não com o futebol, mas com um discurso torpe e vergonhoso dizendo que “a vitória do Brasil é a vitória do PT”.


Com medo de que uma derrota do Brasil no mundial prejudique as intenções de voto para Dilma, eles passam a visualizar como inimigo qualquer que os atrapalhe neste sentido. Agora, resolveram lançar discursos de incitação ao crime contra Zuñiga. A diferença apenas é que Luisa Stern exagerou na dose. Simples assim.


Claro que Zuñiga deve ser punido, mas pelas regras da FIFA. Alias, o maior culpado pela violência exacerbada do jogo (praticada tanto por colombianos quanto brasileiros) é do Sr. Juiz Carlos Velasco Carballo, que se recusou a dar cartões durante maior parte do tempo. O resultado foi a partida com mais faltas em toda a Copa do Mundo. Mas esperar análises mais profundas dos petralhas é uma ilusão.

Enquanto isso, do lado de Ivan Valente (do PSOL) e Jandira Feghali (doPCdoB), que lutaram tanto para censurar Rachel Sheherazade de maneira injusta e covarde, só ouvimos o barulho do grilo quanto às aberrações proferidas por Luisa Stern.

Por que não estou surpreso?


Nenhum comentário: