sexta-feira, 21 de março de 2014

Presidiarios são tão bonzinhos.Beltrame afirma que ordem para ataques no Rio partiu do presídio


  21/03/2014 08h31


Três comunidades com UPPs foram atacadas nesta quinta-feira (20).


Ordem teria sido dada pelo comando de uma facção do tráfico.

Do G1 Rio

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou que a ordem para os ataques às Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), no Rio de Janeiro, partiram de chefes de uma facção do tráfico que estão em um presídio. Policiais militares ficaram feridos nos ataques, que aconteceram na noite de quinta-feira (21), entre eles o comandante da UPP Mandela, capitão Gabriel Toledo.
“Nós temos, sim, confirmado. Eu posso dizer isso a vocês, nós temos isso confirmado. E o que nós viemos fazer aqui [reunião no Centro Integrado de Comando e Controle] é exatamente um plano para que nós possamos proteger sem dúvida nenhuma a cidade de mais esta crise", afirmou Beltrame. 

Ele esteve reunido com o governador Sérgio Cabral, que decidiu ir a Brasília, na manhã desta sexta-feira (21), para solicitar à Presidência da República apoio das Forças Federais para conter os ataques em áreas pacificadas do Rio de Janeiro.

Em entrevista para a GloboNews, Beltrame disse ainda que as tropas estão de prontidão. “Nós estamos todos em protidão, com folgas diminuídas, ocupando espaços na cidade para evitar que haja qualquer tipo de ameaça ao cidadão carioca. Estamos com força total nas ruas do Rio de Janeiro”.

Ataques

Em Manguinhos, segundo a CPP, além de atear fogo a bases da UPP Mandela, criminosos incendiaram dois carros da PM. O policiamento na região foi reforçado por homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e pelo Batalhão de Choque. O incendio atigiu a rede elétrica e deixou parte da comunidade sem luz.


A UPP Camarista Méier, localizada no Complexo do Lins, também foi atacada. Por meio de nota, a Coordenadoria das Unidades de Polícia Pacificadora (CPP) informou que criminosos atiraram contra a base da unidade e fugiram em seguida. Ninguém ficou ferido. De acordo com o 3° BPM (Méier), pouco depois um ônibus foi incendiado na Rua Maranhão. No entanto, a unidade não sabe se há relação com o ataque à UPP.

Por volta das 22h, foi confirmado outro confronto, no Complexo do Alemão, Subúrbio. Segundo o comando do 16º BPM, dois criminosos ficaram feridos em intenso tiroteio na Favela do Chuveirinho. Um bandido fugiu e outro foi preso.

Em entrevista à GloboNews, o coronel Frederico Caldas, comandante das UPPs, informou nesta quinta-feira que todas as bases tiveram o policiamento reforçado: "A partir de agora, a gente entra em um regime de atenção total, de alerta total".

Tentativa de enfraquecer pacificação, diz Cabral

O governador do Rio, Sérgio Cabral, informou em nota que os ataques às UPPs são “uma tentativa da marginalidade de enfraquecer a política vitoriosa da pacificação, que retomou territórios historicamente ocupados pela bandidagem para o controle do poder público.

” Segundo Cabral, o Governo mantém “o firme compromisso assumido com as populações das comunidades e com a população de todo o estado do Rio de Janeiro de não sair, em hipótese alguma, desses locais ocupados e manter a política da pacificação.”

Comentários:

  • Morador Atento

    Somente na cabecinha destes "mentes pensantes" que colocando um CONTAINER pintado de "UPP" e lá dentro 4 policiais - resolver o problema de uma comunidade tomada por bandidos. Tenho pena dos militares que estão como "cordeiros no meio de lobos" nestes locais.
  • Fato

    UPP é uma grande farsa. Estão gastando uma grana com publicidade, vide os comerciais na TV e a PM está cada vez mais sem moral e sem credibilidade. Bandidos se deslocaram para onde quer. E o sistema do Cabral, acabando com o RJ! Fim das upps já !!! fora beltrame
  • Nilson Cruz

    Sérgio Cabral substitui esse secretário de segurança publica, ele jah estah desgastado, o Rio não merece um secretário como esse, coloca um militar.
  • Leonardo Borba

    Está provado que o sistema prisional é falho e corrupto. Como sai de um presídio as ordens para ataques?
  • Fato

    O proprio povo da comunidade não quer mais as Upps , eles não aguentam mais esses policiais que agride , estrupa , mexe com as mulheres dos outros, que invade as casas das pessoas forjam auto de resistência e falsos flagrantes
  • Fato

    Esse beltrame é fanfarão mesmo só agora que ele foi descobrir . fora beltrame
  • Francisco Sousa

    O problema é, não existe coordenação nas Forças de Segurança do País, cada um faz o que quer, como quer e quando quer, nosso BRASIL é só oba, oba, mais impostos, cada um que se vire como pode, o importante é encher os cofres públicos, como estamos em época de eleição, os aumentos ficam para o Ano que vem, e a marginalidade esta solta, provocando verdadeiras barbáries e homicídios na População e ninguém faz nada, a aparelhagem Judicial, Militar e Policial nunca funcionou, só quando é para torturar e matar. Ainda bem que DEUS existe, pois é ETERNO.
  • Soraia Nunes

    Bando de frouxos vcs também tem culpa no cartório, faz um pente fino e tira deles tudo que é comunicador e não deixa eles falarem pessoalmente com ninguém de fora e cuidem dos direitos humanos que estão repassando as ordens.
  • Marcelo Barboza

    Esse tal de Beltrame deve ser parente da Mãe Dinah, aliás " MÃE DE NADA ".... pois prever as coisas depois que acontece.....fala sério rsrsrsrs
  • Marise Lourenço

    A ordem de ataque partiu de dentro de presídios. Muito fácil resolver. Pegue os chefões presos e coloque em celas incomunicáveis. Executa eles lá, ninguém vai saber. E vai limpando. Não pode é a população ficar a mercê desses caras ! Deixa direitos humanos espernear... Cão que ladra não morde. O importante é proteger a população, que vai agradecer !!!
  • José Carvalho

    Bom para os meios de comunicação. PQ noticiar isto, o q as famílias brasileiras ganham em saber desta bandidagem? Queremos noticias e reportagens em q cobrem dos políticos uma atuação honesta e de melhorias nos setores de segurança, saúde e educação. Chega de bandidagem, seja de quem for q a pratique. Jornalistas vcs seriam o portal destas mudanças, parem de se corromperem por amizade ao poder. R$100 Bi da copa resolveria quase 100% todas as mazelas.Bandidos tratados como tal, como em Países evoluídos.Todos alijados de permanecerem em nossa sociedade.... eternamente!!!
  • Paulo Lopes

    Não entendi...O presídio onde estão presos de facções criminosas não é de segurança máxima? Como é que conseguem se comunicar com os comparsas de fora?
  • Jose Mello

    Foi de celular ou de fixo?
  • Natalia Silva

    CONTINUE FAZENDO ESTÁDIOS,TREM BALA,AUXÍLO MISÉRIA (BOLSA FAMÍLIA).723,00 REAIS,SEM SAÚDE,SEM SEGURANÇA,A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E RASGADA TODOS OS DIAS,SEJA RICO OU SEJA POBRE,HOJE O CRIME VIROU ORGANIZADO,NÃO TEMOS MAIS AQUELES LX DA DÉCADA DE 70,HOJE COMO A PRÓPRIA CIVIL DE SP MOSTROU O PCC BUSCA PARA SUAS FILEIRAS LXS COM GRADUAÇÃO,SEM VÍCIOS,LIMPOS CRIMINALMENTE,SÓ NAS CADEIAS DE SP A ORGANIZAÇÃO FATURA UNS 200 MILHÕES ANO,E TEM MAURICINHO DE AR CONDICIONADO,QUE ACHA QUE BANDIDO É TUDO IGUAL,O BRASIL E FRONTEIRA PARA DROGAS,ARMAS,TRÁFICO HUMANO,PROSTITUIÇÃO INFANTIL,RESUMO É UM LX NA TERRA
  • Lcpazevedo

    O melhor é CONSTRUIREM "CALABOUÇOS", e deixarem eles (OS BANDIDOS), apodrecerem lá. É mais barato que construir ESTÁDIO para COPA com padrão FIFA.
  • Marcelo Rodrigues

    Luiz, a matéria é de segurança, você veio aqui fazer propaganda política para alguém??????????
  • José Carvalho

    A ganância por dinheiro ,por parte dos politicos e empreiteiros ,nos tirou a chance de terceiro mundo categoria A.Pra que Copa e Olimpiadas?
  • Luiz Dias

    Forças Federais representa que as UPPs, da forma que foram criadas, dando oportunidade aos marginais de fugirem e/ou continuar suas atividades, era evidente que não iria funcionar. Não é necessário ser profissional de segurança para saber qual o desfecho. Nós não somos um povo sério. E a Dilma nos deu prejuízo de mais de 1 BI autorizando a compra de uma refinaria pq não leu um contrato. Pois é ....como disse o Lula: " Para ser presidente não precisa estudar". Ler e escrever para que? Concordo Sr. Lula, basta saber contar o quanto irá receber de comissão em negociatas, até 9,5 no seu caso.
  • Marcelo Rodrigues

    Incrível como têm pessoas que só sabem criticar, vocês acham que um processo de abandono que viveu este Estado de 40 anos iria se mudar com uma vara de condão? estamos vivendo um novo processo, que se não demorar o mesmo tempo, vai levar um tempo ainda, então senhores entendidos comentaristas, se tem algum plano melhor para o Estado que falem, mas plano, não invenção mirabolante ou asneiras.
  • Luiz Dias

    A ordem veio de dentro o presídio? E ele fala sobre isso como se fosse uma coisa normal.
  • El Croc

    Teorema de CONSPIRAÇÕES não vai colar, Sr. Beltrame. Todos já sabemos que essa política de ocupações com dia e hora marcadas, permitindo a fuga dos marginais do local, e do armamento pesado é PIADA.....É questão de tempo, até a bandidagem voltar a ocupar e dominar o território....Até TAPA NA CARA os PMS estão levando. Tudo isso com a conivência da mídia que os protege e joga a população contra a polícia, como no caso AMARILDO.....
  • Araci Feitoza

    CHAMA A ROTA DE SÃO PAULO. O EXÉRCITO JÁ PASSOU DA HORA DE ENTRAR NESSAS FAVELAS. ACHAM RUIM POR GREVE DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS. GANHAM UMA MISÉRIA, ENQUANTO O TIRIRICA CUSTA 250.000,00 POR MÊS. A POLÍCIA PAULISTA ESSES DIAS MATARAM 10 BANDIDOS. AGORA NO RIO ESSE BELTRAME E O SERGIO CABRAL, FICAM CONVERSANDO BORRACHA. O NEGÓCIO É METER BALA NA CABEÇA DESSES CARAS. EU SOU O BUZETTI. DEIXA DE SER FROUXO POLITICOS SAFADOS.
    Thayná Guedes

        Pela primeira vez que ele fala que ordem veio dos presídios? Eu já tinha     ouvido isso antes, nem eles sabem mais os anucios que já deram
  • Lucas Silva

    Grande responsável por todo esse caos, teve a cara de pau de tirar a ajuda dos federais e eles vieram com toda a força! E agora cabral? vai chamar a familia dos PMS baelados ?????????
  • Joao Jr.

    Ei Beltrame, por que você não coloca bloqueadores de celular nos presídios??? Não era mais fácil que ficar dando murro em ponta de faca?
  • LUIZ AMORIM

    Maquiagem sai na água. Dezenas de UPP instaladas sem prender ninguém. Dá nisso.



    21/03/2014 06h42 - Atualizado em 21/03/2014 07h58

    Após ataque, sede da UPP Mandela é removida para reparos

    Criminosos atearam fogo a contêineres onde funcionava a unidade. 


    Incêndio atingiu rede elétrica e deixou parte da comunidade sem luz.

    Do G1 Rio

    Policiamento é reforçado após o comandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) de Manguinhos, Gabriel Toledo, ser baleado e a sede da unidade incendiada na noite desta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, RJ (Foto: Ale Silva/Futura Press)Policiamento é reforçado após o comandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) de Manguinhos, Gabriel Toledo, ser baleado e a sede da unidade incendiada na noite desta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, RJ
    Os contêineres onde funcionava a sede da  UPP Mandela, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, no Rio de janeiro, foram retirados do local para reparos na manhã desta sexta-feira (21). As instalações foram incendiadas durante um ataque de criminosos na noite de quinta-feira (20). Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) reforçavam a segurança para que os operários pudessem trabalhar na região.



    Durante o incêndio, o fogo atingiu carros e a rede elétrica da região, o que deixou a comunidade sem luz. Por volta das 6h55, a Light informou que suas equipes começaram a atuar em trechos do Conjunto de Favelas de Manguinhos desde o início da manhã para verificar a extensão dos danos causados na rede. Ainda não havia previsão de quando a energia seria reestabelecida.

    Série de ataques
     
    Ao menos três comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) foram atacadas na noite desta quinta-feira (20), em pontos distintos do Rio. Em Manguinhos, houve o pior ataque. 

    Criminosos atearam fogo aos contêineres da UPP Mandela, que ficaram completamente destruídos. O comandante da UPP, capitão Gabriel Toledo foi baleado e outro policial levou uma pedrada na cabeça.

    saiba mais
    Após a ação, a polícia bloqueou os acessos da favela e revistou carros e caminhões, inclusive um veículo dos Correios. A circulação de trens ficou suspensa. O fogo também atingiu a rede elétrica, o que deixou parte da comunidade sem luz. Um poste também foi derrubado durante os ataques.

    Ainda na noite de quinta-feira, o governador Sérgio Cabral e o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, fizeram uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para definir as providências que seriam tomadas. 


    Após o encontro, Cabral informou que vai solicitar à Presidência da República apoio das Forças Federais para conter os ataques em áreas pacificadas do Rio. Ele e Beltrame viajam para a Brasília na manhã desta sexta-feira (21).

Nenhum comentário: