sexta-feira, 18 de abril de 2014

Brasília e suas forças de defesa



A importância do trabalho comunitário, como o desenvolvido pelas Prefeituras e Conselhos Comunitários de Brasília, está conectada diretamente com as necessidades da sociedade, seja com relação à manutenção de equipamentos públicos, iluminação pública, segurança, sistema de transportes urbanos, coleta de lixo, asfaltamento de vias esburacadas, ou pela necessidade de se propor uma legislação que objetive a melhoria da qualidade de vida dos Cidadãos. Desta forma, verifica-se fundamental a formação de associações comunitárias que busquem essas soluções junto ao poder público, em nome do coletivo.

 Neste contexto, a perda do sentido da participação popular prejudica muitos dos valores da tradição democrática. Os impulsos generosos, que nascem da consciência do bem comum, ficam enfraquecidos. Em virtude disso, diminui a convicção de que se deva ser leal, não somente ao bem comum, mas aos padrões de comportamento, de cuidados pessoais e de esperança em agentes políticos que não possuem vínculo sincero com a população. O Cidadão fica, então, perdido no anonimato amorfo de uma grande população. Essa situação somente favorece aos maus políticos, interessados apenas em se manter no poder à custa do sacrifício cotidiano da sociedade.

 O trabalho comunitário exige muita dedicação e paciência. Ele é um desdobramento da fiscalização social, tão importante nesses dias em que os escândalos se multiplicam e a inércia, o descaso, a omissão e o desrespeito às normas vigentes pelo próprio poder público, que deveria primar pela ética e moralidade em suas condutas, interfere diretamente na qualidade de vida da sociedade.

 A ação comunitária é essencial para o desenvolvimento humano. Para atingir os mais essenciais objetivos cidadãos, deverão ser satisfeitas as necessidades básicas do coletivo, para que todos possam expressar-se, crescer e construir sua vida de maneira a realizar seus ideais.

 Os movimentos comunitários são imprescindíveis à libertação da sociedade. Por isso, o desenvolvimento dos movimentos comunitários é necessário para poder conscientizar a sociedade sobre seu poder nas decisões dos gestores públicos e na devida aplicação dos recursos sociais do DF.

 Não se deve esquecer, também, a importância do trabalho comunitário, que deve ser apartidário, na escolha dos representantes da Sociedade. Certamente, quando divulgamos as más condutas políticas ou quando denunciamos abusos, descasos e omissões, não o fazemos por implicância ou chatice, estamos apenas demonstrando que os responsáveis por tais atitudes, alguns eleitos, outros indicados, descumprem com sua missão precípua, ou, pior, suas condutas objetivam atender a interesses particulares, por vezes, imorais, em detrimento do interesse coletivo.

 Temos vivenciado ultimamente no DF, situações esdrúxulas decorrentes de projetos políticos casuísticos, que são aprovados sem o mínimo bom senso e razoabilidade, e sem a participação da sociedade civil que, ao final, pagará o pato por causa desses “malfeitos”, eufemismo muito utilizado hoje em dia por autoridades. Aliás, utilizado até demais! Os malfeitos se multiplicam. E compete a nós, lideranças comunitárias, a árdua tarefa de tentar frear tais condutas lamentáveis.

 Temos instrumentos poderosos: Ministério Público, Tribunais de Conta, Tribunais de Justiça, entre outros. Porém, o mais poderoso é nosso voto! Não podemos reeleger aqueles que não demonstram afinidades nem respeito para com os anseios sociais. O prejuízo de uma conduta irresponsável perdura por anos. Não queremos isso! Queremos uma sociedade justa, queremos uma prestação de serviços públicos qualificada, queremos que nossos gestores públicos primem pela excelência e não pela incompetência.

 Nossa tarefa é árdua, porém necessária e muito prazerosa. Nossas vitórias merecem ser comemoradas porque lutamos contra um sistema desumano, onde poucos podem muito e muitos sofrem demais por isso. Sigamos convictos de nossas responsabilidades e unidos em nossos objetivos!

 Recebam, todas as lideranças comunitárias, as sinceras congratulações dos Membros do Conselho Comunitário da Asa Sul.

 Receba, Brasília, pelos seus 54 anos completados no próximo dia 21 de abril, nossa promessa de uma defesa inconteste contra tudo e todos aqueles que querem fazer de você uma cidade como outra qualquer. Queremos sempre vê-la exuberante, viva, cheia de charme e de carisma, verdadeiro exemplo da genialidade do povo brasileiro.

Verônica Gomes da Silva - Presidente do Conselho da Asa Sul

Nenhum comentário: