quarta-feira, 9 de abril de 2014

Deputados petistas avaliam que Lula lançou plataforma de campanha

 
por Gerson Camarotti


A entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (8) pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a blogueiros deu margem a interpretações distintas entre deputados do PT. Na ocasião, Lula disse que queria deixar claro que não é candidato na disputa pela Presidência da República em 2014 e que sua candidata é a presidente Dilma Rousseff.


Ele, no entanto, também afirmou que a economia brasileira podia estar melhor e ressaltou que sua afilhada política terá que explicar na campanha o que pode fazer para reanimá-la.


Parlamentares petistas ouvidos pelo Blog se mostraram divididos. Um grupo de deputados acredita que o ex-presidente usou a entrevista para se distanciar de uma eventual candidatura presidencial em outubro.


Outra ala do PT, contudo, avalia que Lula lançou sua plataforma de campanha. Para embasar esta tese, os defensores do "Volta Lula" se agarram aos trechos em que o ex-chefe do Executivo teceu críticas à condução da economia e defendeu mudanças na condução da área econômica.


Para essa corrente do PT, mesmo que Lula opte por disputar a eleição, ele não poderá forçar a saída de Dilma da corrida presidencial para evitar futuras sequelas no partido.

Na visão desses parlamentares, o movimento "Volta Lula" teria de encontrar uma solução para substituir a presidente sem gerar traumas.

Na opinião do grupo que acredita que Lula deu um recado avisando que está interessado a voltar ao Palácio do Planalto, a decisão de desistir da reeleição teria de partir da própria Dilma.



Nenhum comentário: