quarta-feira, 9 de abril de 2014

Membro do COI aponta problemas para Jogos do Rio e fala em plano B



09/04/2014 - 07:34

Globo Esporte

Enquanto o panorama não mudou e a greve dos operários que trabalham nas obras do Parque e da Vila Olímpica dos Jogos do Rio 2016 continua a todo vapor, Ricci Bitti não poupou críticas à preparação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nesta terça-feira. 

Membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), o dirigente italiano afirmou em entrevista à agência Associated Press que a preocupação é tanto com os prazos estabelecidos que já não descarta a possibilidade das Olimpíadas não serem disputadas no Brasil.

- Está ficando muito sério. Podemos ser flexíveis na questão da infraestrutura, mas não com relação às sedes esportivas, e algumas delas estão em risco. 

Mesmo para aquelas que não se consideram em risco, não vemos uma noção de urgência. Temos que sentar e começar a procurar planos B - afirmou o italiano do COI.

Ricci Bitti até elogiou as pessoas que integram o comitê organizador, mas deixou claro que a maior preocupação do COI é com o poder público.

- Temos um comitê organizador com boas pessoas, mas sem o poder necessário para lidar com o problema. Estamos assustados. Não é um país como a China, onde você pode pedir às pessoas que trabalhem durante a noite. No Brasil, não é possível. O governo precisa mudar a velocidade - criticou Ricci.


Os problemas do Rio de Janeiro dominaram as discussões na Assembleia Geral Associação das Federações Internacionais Olímpicos de Verão (ASOIF, sigla em inglês), que ocorreu no sul da Turquia. O Rio também estará no topo da agenda para as reuniões do conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional, quarta-feira e quinta-feira.

Se a pouco mais de dois meses para a abertura da Copa do Mundo os atrasos ainda preocupam a FIFA, Ricci Bitti não esconde seu receio de que os preparativos para os Jogos Olímpicos corram o risco de ficarem ainda mais atrasados.

- Temos que agir agora, porque se esperarmos mais seis meses a situação pode ficar muito séria. O comitê organizador está fazendo seu melhor, mas o governo não está apoiando. Não podemos esperar sempre que, no final, tudo estará resolvido. 


São os hábitos e o estilo dos sul-americanos, que não estão acostumados a sediar grandes eventos como esse - destacou o membro do COI, que fez questão de lembrar que os problemas da cidade para a Copa do Mundo não tem qualquer relação com os das Olimpíadas.


- a Copa é um estádio, um hotel, em várias cidades. O Rio tem vários problemas - finalizou.

'Não precisamos de autorização da Fifa para nada', diz Aldo Rebelo

Ministro do Esporte se irritou com a polêmica envolvendo as estruturas provisórias que serão utilizadas durante a Copa do Mundo


Irritado com a polêmica envolvendo as estruturas provisórias que serão utilizadas durante a Copa do Mundo, Aldo Rebelo resolveu bater de frente com a Fifa nesta segunda-feira. 

Ao visitar Fortaleza, uma das doze sedes do Mundial, o ministro do Esporte afirmou que o Brasil não depende da autorização da entidade máxima do futebol para realizar suas obras.

Veja Também:

 
"O Brasil não precisa de autorização da Fifa para nada. Vamos ter uma capacidade de recepção aeroportuária compatível com a Copa e pronto", disse Aldo Rebelo ao ser questionado sobre a forma como a Fifa receberá as estruturas provisórias que serão usadas na Copa do Mundo, em área de locomoção, como os aeroportos que receberão os torcedores.


Na última segunda-feira, o ministro esteve em Fortaleza para visitar as obras do Centro Olímpico do Nordeste e também lançar a ampliação do programa Segundo Tempo e do Programa Esporte e Lazer da Cidade. Aldo Rebelo, no entanto, permanece na capital cearense nesta terça, quando vai se reunir com autoridades locais para tratar sobre os preparativos para a Copa.


"Será uma reunião de ajuste com os entes federais, estaduais e municipais para que possamos trabalhar em conjunto na operação da Copa. E para que possamos chamar a todos envolvidos pelo nome", disse Rebelo, que garantiu momentos de festa não só para o Brasil, mas para toda humanidade ao longo da Copa do Mundo.

O ministro, aliás, também foi questionado sobre o andamento das obras da Arena Corinthians e mostrou otimismo mesmo com o recente acidente no qual um operário morreu. "Vai dar tempo. Infelizmente, acidentes acontecem, mas tudo vai dar certo", garantiu Aldo Rebelo.


Nenhum comentário: