quarta-feira, 9 de abril de 2014

Mais uma mentira que o governo do PT conta: a mágica dos os 6% de “desempregados oficiais” e os 44,5% reais

quarta-feira, 9 de abril de 2014


Por causa da piada ao lado, lá do site Prosa e Política, eu fiquei com a pulga atrás da orelha, fui à luta e descobri que em 2013, o governo destinou 20,6 bilhões de reais para bancar o Bolsa Família a 14,1 milhões de famílias - ou seja: um em cada quatro brasileiros. Pois bem, como diz o cartum, alguma coisa não bate aí, já que o governo alega termos só 6% de desemprego. Como é que pode?

Na verdade, os 61,3 milhões de brasileiros de 14 anos ou mais que não trabalham e nem procuram ocupação não entram nas estatísticas do desemprego. Ou seja, trata-se de 38,5% da população considerada em idade de trabalhar pelo IBGE (159,1 milhões), ou o equivalente à soma do total de habitantes dos Estados de São Paulo e do Rio.

Mesmo tirando da conta os menores de 18 e os maiores de 60 anos, são 29,8 milhões de pessoas fora da força de trabalho, seja porque desistiram de procurar emprego, seja porque nem tentaram, seja porque são amparados por benefícios sociais.

Portanto, se somarmos esses 61,3 milhões aos 9,5 milhões de “desempregados oficiais”, vamos ter 70,8 milhões de desempregados reais, ou 44,5% da população considerada em idade de trabalhar pelo IBGE.

Essa é mais uma mentira que o governo conta.

Nenhum comentário: