O Brasil é um país violento pra caralho. É bandido pra todo lado, crime sem parar. Me parece que de vez em quando alguns grupos descobrem essa realidade. Acontece que eles nunca conseguem ver o todo, sempre fazem uma coleta seletiva pra seus discursos politizados.

Tome-se o exemplo do linchamento de um marginal no Rio de Janeiro. As novidades no caso foram a humilhação atípica (deixá-lo amarrado e nu) e o marginal ter restado vivo, quando o mais comum é só pararem de espancar quando chega alguma autoridade. É uma merda ter isso, é terrível, mas é a realidade desse país cheio de traficantes, estupradores e assassinos há muitos anos.

Desse caso diferente não param de brotar poetas-mendigo a dizer que há relação com racismo. Um desses fez a genealogia do caso, chegando aos navios negreiros. E foi aplaudido!

Temos tantos crimes que qualquer corte será surpreendente. Há grupos que são organizados e lutam para chamar atenção para si, e estão até certos, acontece que em 50 mil assassinatos vocês provavelmente encontrarão muitos japoneses, alemães, haitianos e argentinos assassinados e, fazendo uma proporção, descobrirão que aqui é provavelmente o lugar em que mais se mata descendentes ou oriundos dessas nacionalidades.

Mas quando insistirem em pegar um justiçamento com algumas características incomuns para falar duma luta de classes ou raças, bom mesmo é enfiar alguns links goela abaixo desses cretinos. Como esses abaixo, referentes a notícias de linchamento nos últimos 15 dias (não trouxe todas pois é muita coisa):
  • Homem agride namorado da ex e quase é linchado por populares em Londrina - Link

  • Suspeito de pedofilia é linchado até a morte em Salvador - Link 

  • Jovem tenta estuprar estudante e quase é linchado em Sergipe - Link

  • Assaltante de ônibus é preso após ser linchado no Santo Eduardo, Maceió – Link 

  • Ladrão que usava arma de brinquedo é linchado em Sorocaba – Link 

  • Jovem é linchado pela população após tentar estuprar menina de 11 anos na Paraíba – Link 

  • Homem é linchado após suposto aliciamento a criança na região de Manaus – Link

  • Confundido com assaltante, jovem é amarrado e linchado em praça pública de Várzea Grande – Link

  • Adolescente escapa de ser linchado após roubar bolsa de aposentada em Manaus – Link

  • Rapaz acusado de roubo é linchado em Barreiras – Link 

  • Desempregado quase é linchado após praticar assalto em Val Paraíso – Link 

  • Assaltante é espancado, preso e levado ao hospital em Fortaleza – Link


O Estado é cúmplice

 
 
No meio de tantos acontecimentos, e uma tragédia, vários textos apareceram na internet mundial para tentar explicar os problemas nacionais. Outros foram utilizados para defender o black bloc que acendeu o rojão que matou o cinegrafista da Band. Mas, no meio de tanta turbulência, um texto se destacou positivamente. Replico-o aqui, com autorização do autor, Bene Barbosa*:
Há quase 20 anos impera no Brasil a ideologia infundada de que a criminalidade e a violência são fruto da desigualdade social e da pobreza. Algo como se todo pobre fosse impelido ao crime, enquanto os abonados, embora malvados capitalistas, se distanciam dos atos criminais.

Os adeptos desse pensamento apenas esquecem, propositalmente ou não, de que cometer um crime é e sempre será uma escolha individual e consciente, independente da classe social.

A diferença entre ricos e pobres é que, os primeiros, quando decidem cometer crimes, escolhem o estelionato, as falcatruas, a corrupção, a gestão fraudulenta, as licitações forjadas e, não raramente, acabam na política.

Os pobres, por pura falta de outros instrumentos ou acessos, “metem o canhão na cintura” e vão para a rua assaltar. Todos eles, porém, são criminosos e caberia ao Poder Público, ao “Deus-Estado”, fazer valer a lei e puni-los, indistintamente, na proporção de seus delitos.

Sabemos, todavia, que isso não acontece nem para pobres, muito menos para os ricos, ainda mais se estes fizerem parte da estrutura do status quo. E então a ideia da determinação do meio social vai, comodamente, sendo aceita, favorecendo, pela falta de combate, a expansão vertiginosa da violência criminal.

A segurança privada, embora seja o setor que mais se beneficia financeiramente do caos que se instala no Brasil, não tem autorização para efetivamente contribuir para a segurança dos cidadãos de forma mais geral, não podendo tomar o espaço abandonado pelo poder público.

O próprio “Deus-Estado”, que tudo sabe e vê, já cuidou de eliminar o risco de concorrência ao seu temerário monopólio da força. Prova disto é que, no Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), emitido pelo governo federal, há a previsão para que toda a segurança privada armada seja banida do Brasil.

O cidadão, coitado, se viu nos últimos anos convidado a entregar suas armas e sua vida na mão inepta do Estado, através das fracassadas campanhas de recolhimento de armas.
Chamado à urna, disse não ao desarmamento, com o que esperava estar garantindo o direito de possuir legalmente uma arma para sua defesa.


Mais uma vez foi traído, seu voto feito de papel higiênico e, mais uma vez, o Estado disse: “Eu não deixo você ter uma arma, isso é para a sua própria segurança”, mesmo que o caminho para a segurança seja ir preso ou morrer, com a leniência oficial, nas mãos de um facínora qualquer.


Estamos em ano eleitoral, o que tende a reacender esperanças. Será? Duvido muito. O mais previsível é que o partido que se encontra no poder, e competentemente aparelhou a máquina pública como não se via desde a Alemanha nazista, continue onde está. Os candidatos que até agora apareceram de modo mais consistente se mostram apenas mais do mesmo. Eduardo Campos e Marina Silva apresentaram recentemente um “pré-plano” de governo, com uma breve alusão à segurança pública.


A proposta foi bem resumida na crítica contundente do pesquisador Fabrício Rebelo: “Em meio a uma catastrófica situação de crise de criminalidade homicida, os utópicos pré-candidatos vêm com a balela de ‘cultura de paz’ e ‘reconciliação’ entre periferia e bairros centrais.” E lá vem a repetição da tese da “guerra” entre ricos e pobres.


Já Aécio Neves, o mais importante, pelo menos até agora, pré-candidato, há alguns meses flertou fortemente com mais restrições à liberdade individual, ao afirmar que o problema do desarmamento foi que ele desarmou pouco. É a ideologia contra os fatos, uma guerra em que a razão vem perdendo.
*Bene Barbosa, especialista em segurança pública e presidente do Movimento Viva Brasil