sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mais uma maldade do Magela. Desapropriação da EMBRAPA.

DF:280 parlamentares pedem intervenção de Dilma Rousseff em favor da Embrapa Cerrados

Izalci lidera ação para impedir a desapropriação da área .


A retirada da Embrapa Cerrados da região de Planaltina continua na ordem do dia na Câmara dos Deputados. De um lado, o deputado Izalci (PSDB/DF) que defende a permanência da instituição no local de origem. 

 De outro, o ex-secretário de Habitação do DF, Geraldo Magela (PT/DF) que quer transformar o local em 4,9 mil moradias populares. Documento com assinatura de 280 parlamentares de todos os partidos pede a intervenção da presidente Dilma Rousseff em favor da Embrapa Cerrados. Izalci conseguiu as assinaturas na Sessão Plenária da Câmara na quarta-feira (7).
 
Segundo o tucano, o documento demonstra a importância da pesquisa desenvolvida no local desde 1975 e que tornou o cerrado, antes improdutivo, em responsável por uma verdadeira revolução na agricultura e pecuária da região. “Perder essa área, é perder tudo que foi desenvolvido ao longo desses últimos 40 anos”, lamenta Izalci...
 
Na última audiência pública realizada no mês passado para tratar do assunto, a Promotora de Justiça do Meio Ambiente do MPDFT, Cristina Rasia Montenegro,   revelou que o local também não é apropriado para moradia, em razão do impacto na preservação de duas das mais importantes bacias hidrográficas, a do Paraná e do Araguaia-Tocantins.

Além da pesquisa, a Embrapa Cerrados no local minimiza os danos ambientais e funciona como um cinturão verde de proteção. “A própria instituição sugeriu ao GDF outras áreas mais adequadas ao projeto habitacional, mas o governo petista não está preocupado com meio ambiente ou o futuro do país”, disparou Izalci.
 
A causa da Embrapa vem recebendo apoio explícito de parlamentares dos mais diversos partidos, inclusive do PT. Para Izalci, “a atitude do governo petista é inadmissível até para os seus companheiros e aliados”.


Fonte: Ascom do deputado Izalci - 09/05/2014 - - 12:40:09

BLOG do SOMBRA

Nenhum comentário: