sexta-feira, 9 de maio de 2014

Viaduto do final da W3 Sul deve ser liberado no fim deste mês

Serviços como iluminação ficam para junho
 

renan.bortoletto@jornaldebrasilia.com.br

As obras do viaduto no final da W3 Sul com o Setor Policial,   iniciadas há mais de quatro anos por conta do projeto  do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), devem ser parcialmente entregues até o fim deste mês. Apesar da garantia de melhorar o fluxo na região e também do acesso no viaduto às linhas do Expresso DF Oeste, que atenderá passageiros de Ceilândia e Taguatinga, o funcionamento do VLT ainda é uma realidade distante. 
A previsão é de que o tráfego no viaduto seja liberado até 31 de maio, ficando para  junho os serviços de iluminação, paisagismo e urbanização. O valor da obra é estimado em R$ 20 milhões.

O andamento das obras, no entanto, deve continuar trazendo alguns transtornos aos motoristas. O tráfego na região também sofrerá alterações em diversos pontos até o final do mês.

Etapas

As intervenções viárias serão divididas em quatro etapas: a primeira será a interdição da Estrada do Setor Policial Militar (ESPM), no sentido Eixão, entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Corpo de Bombeiros já no próximo fim de semana. O fluxo de veículos será desviado para a via de acesso ao terminal da Asa Sul.

A segunda etapa consiste a partir do dia 13 até o dia 16 de maio, quando as pistas do viaduto serão liberadas. O retorno com semáforo de acesso à ESPM (sentido Eixão) será deslocado um pouco mais à frente. As intervenções   serão mantidas até a entrega da obra. Além disso, o desvio   no sentido Octogonal, que hoje conta com três faixas, será reduzido para uma, e só poderá ser usado por motoristas que seguem para a W3.

Já a terceira etapa acontece em 17 e 18 de maio, quando o desvio de acesso à W3 Sul será totalmente interditado. A Secretaria de Obras disponibilizará um novo acesso a partir da segunda-feira, 19. A quarta e última fase da obra ocorrerá nos dias 24 e 25. Neste período, o trânsito da W3 Sul sentido Setor Hospitalar será interditado na altura das quadras 714/715.

Ao apresentar as intervenções, o vice-governador do DF, Tadeu Filipelli,  classificou a conclusão das obras  como “um olhar para o futuro”. “Não só pelo acesso à W3 Sul, mas por funcionar em sua plenitude. Trata-se de um sistema de viaduto com olhos no futuro e que estará preparado para receber o VLT e também o Expresso DF”, citou.

Para o vice-governador, o período mais crítico de intervenções viárias e alterações no trânsito será já neste fim de semana.  

O viaduto  terá 55 metros de comprimento por 38 metros de largura e 5,5 de altura. Motoristas que seguirem da W3 Sul para o Terminal da Asa Sul passarão por baixo do viaduto. Já os que trafegarem pela ESPM passarão sobre o próprio viaduto. Para facilitar o tráfego, a estrutura terá tesourinhas.

VLT

A construção do viaduto  teve início em 2009, mas foi paralisada em setembro de 2010. O contrato inicial foi anulado por determinação da Justiça em junho de 2011. Somente em 2013 um convênio entre o Metrô-DF e a Secretaria de Obras permitiu a retomada da obra. Já o VLT foi paralisado por suspeitas de fraude na licitação. Mesmo depois de retomadas as obras, o contrato do VLT com uma empresa prestadora de serviços foi interrompido em   2010 devido a ação do Ministério Público. O governo não informou ainda quando será retomado, de fato, o projeto   do VLT.  Previa-se um gasto de R$ 1,55 bilhão com o VLT, que chegaria até o final da Asa Norte.


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

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