segunda-feira, 2 de junho de 2014

Policiais civis do DF impõem condições para trabalhar na Copa




O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Rodrigo Fernandes Franco, o Gaúcho, e o diretor geral da Polícia Civil do Distrito Federal, delegado Jorge Xavier se reuniram para tratar da atuação dos policiais civis durante Copa, quinta-feira (29). 

Ele informado ao diretor a grande insatisfação provocada pela falta de informação e pelo comunicado lançado nesta semana, o qual convocava todos os policiais a trabalharem no período da Copa.

“Expusemos que a falta de efetivo tem gerado uma grande sobrecarga de trabalho, pois os policiais estão cobrindo plantões, Ceflags e realizando diversas operações. Essa sobrecarga está provocando um aumento expressivo de doenças físicas e mentais na categoria, com o acréscimo do número de restrições e afastamentos”, disse Gaúcho..

O representantes dos policiais civis afirmou ainda, ter comunicado a Jorge Xavier que os policiais não querem se eximir de trabalhar durante o evento, mas a atividade deverá ser aquela que compete à PCDF, ou seja, a investigação de crimes e polícia judiciária. 


Informamos também a carga horária semanal precisa ser respeitada, uma vez que as outras forças policias terão direito a recebimento pecuniário pelo serviço extra, enquanto a PCDF não será contemplada.

De acordo com Gaúcho, foi sugerido ainda uma melhor adequação das atividades desempenhadas pelos policiais civis na Copa. Jorge Xavier ficou de estudar a melhor forma da categoria trabalhar durante o evento para atender a sociedade.

A sugestão do Sinpol é a seguinte:

1 – Nas unidades envolvidas diretamente com o evento, como 1ª, 2ª, 5ª, 10ª, 12ª e 14ª Delegacias de Polícia, poderá haver um reforço do efetivo, preferencialmente por meio de serviço voluntário, em turnos de revezamento de 6 horas;

2 -Conceder dois dias de folga para cada dia de serviço prestado aos finais de semana, feriados e pontos facultativos;

3 – Possibilitar o gozo da folga durante o período da Copa, desde que não haja jogo em Brasília ou da Seleção Brasileira, sendo possível ainda juntar os dias de folga para usufruí-los a partir do mês de julho (mês nobre), após a Copa, sem o seu perdimento ao longo do tempo.

4 – Vedar qualquer tipo de escala dos policiais civis em atividade de Policiamento Ostensivo e Preventivo;

5 – Definir escalas de sobreaviso, com concessão de um dia de folga, para a atuação em situações extraordinárias, no âmbito das atribuições da PCDF;

6 – Acionar imediatamente todos os policiais civis em caso de atentados terroristas, desastres ou eventos de grande proporção;

7 – Definir escalas de sobreaviso para o Departamento de Polícia Especializada (DPE), DPTe unidades administrativas, ressalvados os casos de operação em andamento ou reforço de efetivo que se fizer necessário, dentro das suas atribuições específicas.

Está semana, uma nova reunião entre o Sinpol e a direção geral irá definir o modelo final de ação dos policiais civis do DF durante o evento internacional.

Nenhum comentário: