segunda-feira, 2 de junho de 2014

Ministro volta a negar que Snowden tenha pedido asilo ao Brasil





Figueiredo afirmou a jornalistas que resposta não se dará com 'sim' ou 'não'.


Segundo chanceler, se pedido de Snowden for formalizado, será analisado.

Do G1, em Brasília
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, durante entrevista no Itamaraty (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters) 
 
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto
Figueiredo 
 
 
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, voltou a negar nesta segunda-feira (2) que o ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos Edward Snowden tenha pedido asilo ao Brasil. Em entrevista ao exibida pelo Fantástico neste domingo (1º), Snowden afirmou ter formalizado o pedido ao governo brasileiro.

Ex-funcionário da agência de inteligência dos EUA, Snowden ganhou notoriedade mundial no ano passado ao revelar que Washington, por meio da NSA, espionava milhões de cidadãos estrangeiros, entre os quais chefes de Estado e dirigentes de empresas.

O material divulgado pelo norte-americano demonstrou, por exemplo, que os Estados Unidos monitoraram, entre outras autoridades, a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel.
Desde que as denúncias de Snowden foram publicadas, o Ministério das Relações Exteriores tem informado à imprensa que o ex-agente jamais formalizou pedido de asilo ao Brasil.

"Não é uma resposta que se dê com um 'sim' ou 'não'. Se chegar o pedido, será analisado, mas não chegou", disse Figueiredo a jornalistas nesta segunda, ao chegar no Palácio do Itamaraty.

Ao Fantástico, Snowden disse que "adoraria" morar no Brasil. "Eu adoraria morar no Brasil. De fato, eu já pedi asilo ao governo brasileiro. (...) Quando eu estava no aeroporto [de Moscou, na Rússia], mandei um pedido a vários países. O Brasil foi um deles. Foi um pedido formal", disse Snowden na entrevista.

Questionado sobre o fato de o governo brasileiro negar que ele tenha feito pedido de asilo, Snowden afirmou que a resposta se trata de "novidade" para ele e que talvez algum procedimento não tenha sido respeitado.

O delator da espionagem indiscriminada das agências de inteligência norte-americanas ressaltou ainda que não irá oferecer documentos ao governo brasileiro em troca de asilo.


"Absolutamente, não [oferecer documentos ao Brasil]. Primeiro, eu não tenho documentos a oferecer. Eu nunca cooperaria com um governo em troca de asilo. Asilo deve ser dado por razões humanitárias", concluiu.

Nenhum comentário: