segunda-feira, 2 de junho de 2014

Papa ironiza casais que preferem animais de estimação a filhos


France Presse


Francisco falou sobre pilares de um autêntico casamento cristão.


Ele disse que casais sem filhos amargam solidão na velhice.

Da France Presse
 Papa Francisco fala aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (1) (Foto: Vincenzo Pinto/AFP Photo) 
 
Papa Francisco fala aos peregrinos reunidos na
Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (1)


O Papa Francisco ironizou durante a missa celebrada na manhã desta segunda-feira (2) na residência de Santa Marta os casais que por opção não têm filhos, preferindo animais de estimação, relatou a Rádio Vaticano.

Na presença de casais que comemoravam 25, 50 ou 60 anos de casamento, o Papa falou dos três pilares de um autêntico casamento cristão: a fidelidade, a perseverança e a fertilidade.

"Estes casais que não querem ter filhos (...) esta cultura do bem-estar econômico que, há dez anos, os convenceu de que 'é melhor não ter filhos'. Como é melhor!", disse Jorge Bergoglio em sua homilia.

"Ah, claro, desta forma você pode ver o mundo, sair de férias, ter uma casa no campo, ficar tranquilo... Isso é, sem dúvida, melhor, mais conveniente, de ter um pequeno cão, dois gatos...", ironizou.

"Não é verdade?", perguntou à multidão. Mas, "no final, esses casais chegam à velhice, na amargura da iníqua solidão".

No entanto, não é "isso o que Jesus fez com a sua Igreja: ela o fez fecunda", afirmou.
"A fidelidade é como uma luz sobre o casamento, a fidelidade do amor, sempre", explicou, acrescentando que 'a vida conjugal deve ser perseverante'.

Deve ser assim, "porque se não o amor pode não avançar (...) nos momentos bons e nos momentos difíceis, quando surgem problemas: aqueles com as crianças, questões econômicas, etc...", acrescentou.

"Todas as manhãs, o marido e a esposa acordam com perseverança e foco para levar suas famílias", concluiu o Papa argentino.

Nenhum comentário: