segunda-feira, 2 de junho de 2014

Exército vai reforçar policiamento em ruas, hotéis e aeroportos em SP





Quatro mil militares vão atuar na segurança do evento no estado.


Reunião realizada nesta segunda-feira (2) definiu detalhes do reforço.

Do G1 São Paulo
O Exército vai reforçar o policiamento de estruturas ligadas à Copa do Mundo em São Paulo, em especial hotéis, centros de treinamento, aeroportos e rotas a serem usadas por delegações das equipes, da Fifa e autoridades. 

A informação é da assessoria de imprensa do Comando Militar do Sudeste, órgão do Exército no estado de São Paulo. Segundo o comando, 4 mil militares participarão desse reforço e atuarão ao lado de cerca de 90 mil policiais militares.

Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (2) no Comando da Polícia Militar de São Paulo e definiu detalhes de um plano de colaboração que é discutido há dois anos. 

Segundo o ministro José Eduardo Cardozo, que participou da reunião, a presidente Dilma Rousseff ofereceu a presença ostensiva no policiamento das Forças Armadas a vários estados, e a ajuda foi aceita pelo govenador Geraldo Alckmin. A parceria ficará sob o comando do secretário de segurança de São Paulo, Fernando Grella.

Segundo Cardozo, a reunião serviu para finalizar o planejamento das ações conjuntas. 

"Agora nós precisamos azeitar tudo, fazendo análise de inteligência que permita que tenhamos um bom padrão de inteligência na Copa do Mundo." Segundo ele, as Forças Armadas participação de forma colaborativa e suplementar ao trabalho da Polícia Militar.

Também participarão dos trabalhos de segurança 2 mil policiais da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Voluntários
 
Em maio, o Exército enviou um ofício às unidades militares de São Paulo orientando que deixem soldados "em condições" de substituírem, se necessário, voluntários civis da Fifa nos aeroportos e na Arena Corinthians, na capital paulista, durante a Copa do Mundo – em especial na abertura do torneio, em 12 de junho, quando o Brasil enfrenta a Croácia.


O documento, ao qual o G1 teve acesso, foi enviado no dia 19 a dez unidades militares do estado, solicitando um planejamento aos comandantes para deixarem as tropas preparadas para substituir os voluntários.

As pessoas que prestam serviço voluntário na Copa são escolhidas pela Fifa para auxiliarem jornalistas, torcedores e público em geral, dando orientações sobre localização de pontos turísticos e apoiando setores como credenciamento, competições, cerimônias e demais operações nos estádios.

Segundo a Fifa, apesar de ter havido 152 mil candidatos a voluntários, o grupo que atuará durante a competição conta com 14 mil pessoas. Para cobrir possíveis desistências, a entidade diz trabalhar com um número de voluntários acima do necessário.

A Fifa afirmou que não houve pedido de reforço, mas que "todas as áreas estratégicas da Copa do Mundo possuem planos de contingência". A entidade disse ainda que "não há preocupação nesse sentido".

Nenhum comentário: