quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pressionado, Renan Calheiros anuncia duas CPIs da Petrobras


Presidente do Senado confirmou CPI só de senadores, mas deputados também querem participar e pode vir outra comissão envolvendo os dois.



Depois de muita pressão, o presidente do Senado deu sinal verde para a CPI da Petrobras só no Senado, mas deputados também querem participar e pode vir outra comissão envolvendo os dois.

Está confirmada a CPI com participação apenas de senadores. Parlamentares da oposição disseram ter feito um acordo com o presidente do Senado para uma CPI com parlamentares da Câmara e do Senado.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, entrou no plenário e teve que ouvir. Senadores de oposição pediam pressa. Governistas, calma. Ele preferiu o meio termo: marcou a instalação da CPI da Petrobras no Senado para semana que vem. “Solicito às lideranças partidárias que façam imediatamente as indicações dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito a fim de iniciarmos os trabalhos dessa comissão na proxima terça-feira”, disse.

Renan Calheiros agendou, também para terça-feira, uma reunião com líderes de todos os partidos, para resolver o mais novo dilema: se vai funcionar a CPI só do senado ou se será uma CPI mista, de deputados e senadores.

A oposição, que quer a CPI com a Câmara, ameaçou entrar com uma ação contra o presidente do Senado. Foi recebida à noite. Parlamentares saíram dizendo que vão levar a indicação dos integrantes para CPI mista na semana que vem.

Na CPI só de senadores a oposição é minoria: das 10 cadeiras, tem apenas 3. Na CPI mista, a desvantagem é menor. “A diferença é que nós teremos mais trabalhadores agindo para investigar. Teremos parlamentares do Senado e da Câmara”, afirmou Álvaro Dias.

O PT deixa claro que vai trabalhar para que seja mantida a CPI só de senadores. “Menos holofotes, menos palco eleitoral, acho que o Senado tem condição de fazer uma boa condução dessa CPI”, afirmou Humberto Costa. G1

Nenhum comentário: