quarta-feira, 30 de abril de 2014

Urbanismo: Puxadinhos podem ganhar lei específica



Há seis anos, quando a Lei dos Puxadinhos da Asa Sul foi aprovada, os comerciantes da Asa Norte abriram o verbo.


Queriam o mesmo direito de regularizar a ocupação de área pública por bares e restaurantes. Não conseguiram, nem mesmo na Justiça. A solução em vista era que o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) tratasse do dilema, mas o item se tornou mais um ponto de polêmica no documento, que está sub-júdice...
 
Agora, deputados e associações de comerciantes defendem a retirada do assunto do texto do PPCub e a redação de uma lei específica para resolver o problema na Asa Norte. 
 
Ontem, após audiência pública sobre o assunto na Câmara Legislativa, foi marcada uma reunião na próxima segunda-feira entre parlamentares e representantes do governo para tentar costurar um projeto de lei que aborde exclusivamente a ocupação irregular de espaço público pelos comércios da Asa Norte. A proposta deverá ser encaminhada pelo Executivo à Casa.
 
De acordo com o deputado Patrício (PT), é preciso dar uma solução antes da Copa do Mundo, uma vez que muitos comerciantes estão com derrubadas programadas para antes do Mundial e podem ter o negócio prejudicado. A ideia é conseguir que a Agência de Fiscalização (Agefis) suspenda a execução de notificações até a votação do projeto. 
 
Padronização

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares de Brasília (Sindhobar), Clayton Machado, afirma que a lei será fundamental para padronizar a ocupação e estabelecer normas que deverão ser seguidas por todos. “Onde não tem lei, tudo pode e nada é permitido. Aí é da cabeça do fiscal. Assim é muito difícil”, disse. Segundo ele, é inviável ter um restaurante sem a ocupação do espaço público. 
 
Há 10 anos, Guiomar Francisco Barbosa, o “Mineiro”, toca o Armazém do Mineiro, na 210 Norte. Já teve o toldo derrubado diversas vezes. Ele recorreu à Justiça para tentar manter o puxadinho. “Não tem como manter um restaurante numa loja de 33m² . A gente sabe que tem os abusados, mas que façam uma lei que enquadre todo mundo”, ressalta o comerciante de 46 anos. 
 
As diferenças

Os puxadinhos das asas Sul e Norte serão regulamentados de acordo com regras distintas. Confira:
 
Asa Sul

 » Os comerciantes podem ocupar a parte de trás da loja, em até 6m, com construções fixas
 » As lojas nas laterais e entre blocos podem ocupar um espaço de até 2m com estrutura móvel, como mesas e cadeiras e toldos removíveis
 » A parte da frente do bloco comercial não pode ser ocupada
 
Asa Norte

 » Os comerciantes não podem ocupar a parte de trás das lojas

 » As lojas nas laterais e entre blocos podem ocupar o espaço público também com estrutura removível

 » A parte da frente do comércio deve ficar livre para a circulação de pessoas


Fonte: ARIADNE SAKKIS - Correio Braziliense - 30/04/2014 - -BLOG do SOMBRA


Nenhum comentário: