quarta-feira, 12 de março de 2014

BRASÍLIA, DE A A Z.Saiba quem é quem.

RENATO RIELLA 
 
AGACIEL MAIA, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, foi autor do projeto que permitiu a contratação de estagiários remunerados na CLDF. Esta é uma questão complexa, pois o estágio vem sendo prática comum na iniciativa privada, com ótimos resultados. Agora, a Câmara entra nessa área, a princípio contratando 40 estudantes.

CARLOS LUPI, presidente nacional do PDT, não tem nada a ver com Brasília, mas pode ser decisivo na eleição de governador do DF. Presume-se que ele não autorize o deputado federal Reguffe a ser candidato, o que tira da disputa um dos nomes mais fortes em direção ao Palácio do Buriti. A realidade partidária brasileira é trágica, mas não há mudança prevista a curto prazo.
 
EDSON GARCIA, depois de intensa disputa judicial, finalmente conseguiu assumir o cargo de comodoro do Iate Clube de Brasília, prometendo valorizar a participação do jovem e da mulher na instituição. Ele também buscará modernização, com um projeto de sustentatibilidade que valorize a presença do verde no clube.

GASTÃO RAMOS, empresário brasiliense, é o superintendente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e pode entrar na história por implantar a coletiva seletiva de lixo no Distrito Federal. São 32 caminhões a percorrer áreas urbanas e rurais, em horários diferentes dos da coleta convencional. É um processo lento de conscientização da população, bastante útil.
 
GRANJEIRO é reconhecido como um dos maiores especialistas em concursos do Brasil, além de ser dono do Grancursos. Agora, depois de muitos apelos anteriores, o professor entrou no PSB e dispõe-se a ser candidato a deputado federal em Brasília. Uma das metas de Granjeiro é aprovar legislação rigorosa para dar mais segurança à realização de concursos. 

JAIR TEDESCHI, coronel da reserva da Polícia Militar do DF, tem tipo papel importante na moderação entre os policiais e o Governo do DF. A operação-tartaruga prejudicou toda a população brasiliense e palavras de moderação e ordem, como as proferidas por Tedeschi, talvez tenham evitado uma tragédia. Não se sabe onde tudo isso vai parar.
 
LILIANE RORIZ talvez seja a grande incógnita da próxima eleição em Brasília. Sabe-se apenas que está no pequeno partido PRTB e que conclui bem o mandato de deputada distrital. Mas ninguém acredita que vá aceitar fazer parte de uma chapa que possa ter José Roberto Arruda para governador, com ela como vice. Liliane tem juízo e experiência. Vai pensar melhor.

LUIZ ESTEVÃO não brinca em serviço. À frente do partido PRTB, não só conseguiu a filiação do ex-governador Joaquim Roriz, como sonha em eleger uma bancada expressiva de deputados distritais. Sabendo-se da capacidade que ele tem de mexer com votos no DF, se conseguir viabilizar a eleição de três ou quatro distritais, terá grande poder de fogo na Câmara Legislativa.
 
LUIZ PITIMAN, deputado federal, foi provocado antes da hora pelo PT, que lembrou a morte do ex-governador do Acre, Edmundo Pinto, ocorrida em 1992, num assalto em hotel de São Paulo. Os petistas não imaginavam que Pitiman, além de não ter responsabilidade no fato, conta com apoio firme do filho de Edmundo, Rodrigo Pinto, hoje morando em Brasília.

REJANE PITANGA, secretária da Criança e do Adolescente do DF, está conseguindo um milagre. Ela, que deixará o cargo em abril para se candidatar a deputada distrital pelo PT, antes disso mandará demolir o famigerado Caje, verdadeira prisão de menores que envergonha Brasília há décadas. Rejane construiu três modernos centros de internação, com capacidade para recuperar os menores infratores.

Nenhum comentário: