quarta-feira, 12 de março de 2014

Câmara dos Deputados cria comissão externa para investigar Petrobras


Crise PT-PMDB Diario do Poder
 

Aliados rebelados ajudam a criar comissão para investigar a Petrobras
Publicado: 11 de março de 2014 às 20:48 -
 
petrobras 

Toda a pressão do governo foi incapaz de conter o Plenário da Câmara dos Deputados, que aprovou há pouco a criação de uma comissão externa para investigar a Petrobras. 

Comandados pela bancada do PMDB e o líder do partido, Eduardo Cunha (RJ), os deputados - que durante todo o dia ameaçaram uma “rebelião” contra o Palácio do Planalto e a presidenta Dilma – aprovaram o requerimento por 267 votos contra 28, e 15 abstenções.

Segundo levantamento obtido pelo Diário do Poder, além dos partidos de oposição — DEM, PSDB, PPS, PSOL e SSD — votaram contra o governo, por decisão praticamente unânime, as bancadas da base aliada PMDB, PR e PTB. 

Apesar de ser governista e de ocupar cargo na Esplanada, o PP contou com 10 votos contra o governo, o PSD com 21, o PDT com 4 votos e o PROS, com 3.

O PSC, PMN, PRP e o PV também decidiram por investigar a Petrobras, com quase unanimidade de votos. Do PT, apenas o deputado considerado independente Francisco Praciano (AM) votou a favor do requerimento.

Com a aprovação, uma comissão externa de deputados será enviada à Holanda para investigar denúncias de que funcionários da Petrobras teriam recebido propina da empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias petrolíferas.

Hoje, a Executiva Nacional do PMDB se reuniu para “reavaliar a qualidade da aliança com o PT” e, em nota divulgada nesta tarde, afirmou que ”a bancada de deputados federais do PMDB decidiu aprovar moção de apoio e irrestrita solidariedade ao líder reeleito Eduardo Cunha, vítima de agressões despropositadas do PT”.

Com informações de Ana Paula Leitão.

Nenhum comentário: