quarta-feira, 12 de março de 2014

Voces se lembram? Boeing da Varig desapareceu há 35 anos e jamais foi encontrado




Wellington Ramalhoso
Do UOL, em São Paulo



  • Capa da Folha de S.Paulo noticia o desaparecimento do avião da Varig em janeiro de 1979 Capa da Folha de S.Paulo noticia o desaparecimento do avião da Varig em janeiro de 1979

Um avião Boeing decola de um aeroporto asiático, mantém contato com controladores de tráfego aéreo sem relatar problemas e desaparece. 


Essas são as semelhanças, até o momento, entre o caso da aeronave da Malaysian Airlines, que partiu da Malásia para a China com 239 pessoas, e uma história ocorrida há 35 anos.



Na noite de 30 de janeiro de 1979, o avião cargueiro Boeing 707 da brasileira Varig partiu do aeroporto de Narita, em Tóquio, rumo a Los Angeles. Fez contato com a base, na capital japonesa, 33 minutos após a decolagem, quando sobrevoava o Oceano Pacífico a 500 km do litoral, mas não realizou a comunicação prevista para meia hora depois.



Acionadas, forças japonesas e norte-americanas realizaram as buscas por meses, mas a aeronave jamais foi encontrada. Trata-se, provavelmente, do maior mistério da aviação brasileira.



O avião cargueiro voava com seis tripulantes: os pilotos Gilberto Araújo da Silva e Erni Peixoto, os oficiais Evans Braga e Antonio Brasileiro da Silva Neto e os engenheiros Nicola Esposito e José Severino de Gusmão Araújo.



Herói

 

 

Gilberto Araújo era detentor da Ordem do Mérito Aeronáutico e também fora condecorado na França pela manobra que realizou no subúrbio de Paris, em julho de 1973, quando pilotava outro Boeing 707. O avião se aproximava de seu destino, o aeroporto de Orly. Mas com a aeronave em chamas, o comandante realizou um pouso em uma plantação para evitar um desastre maior.


Avião da Malaysia Airlines desaparece durante voo; entenda

 



O fogo havia surgido em um banheiro e se espalhado pelo material plástico que revestia internamente o avião. Cento e vinte e três passageiros morreram asfixiados, entre eles o senador Filinto Miller e o cantor Agostinho dos Santos. Só 11 pessoas sobreviveram.


O piloto sofreu ferimentos na cabeça e na coluna, fraturou duas vértebras e o maxilar. Ficou internado por 17 dias em Paris. Só voltou a pilotar em janeiro de 1974.


Em 31 de janeiro de 1979, a manchete que o jornal Folha de S.Paulo estampava em sua capa reconhecia a fama de Araújo: "Piloto herói de Orly desaparece no Pacífico com Boeing da Varig".


"Era um comandante muito experiente. Se não fosse ele [em Orly], poderia ter sido muito pior", afirma o comandante aposentado Zoroastro Ferreira Lima Filho, 83, colega de Araújo nos tempos da Varig.

Obras de arte

 

Em 1º de fevereiro, a Folha informava que o avião que decolou de Tóquio transportava 53 quadros do artista nipo-brasileiro Manabu Mabe. Avaliadas à época em US$ 1,2 milhão, as obras haviam sido expostas no Japão.

Cada tela tinha um seguro de US$ 10 mil, valor considerado abaixo do mercado pelo artista. O Boeing transportava as pinturas para o Rio de Janeiro. Outra tripulação assumiria a aeronave em Los Angeles.

Além das obras de arte, o avião carregava material eletrônico, aparelhos elétricos, peças para navios, peças para computadores, máquinas de costura, entre outros objetos. A carga pesava 20 toneladas.

 

Incógnita

 

De acordo com a reportagem da Folha, uma das hipóteses aventadas era de que o Boeing havia explodido. O mesmo texto informava que a decolagem sofrera um atraso de quase duas horas porque o avião estava em manutenção.

No entanto, nenhum destroço do avião foi encontrado, o que impediu o avanço das investigações e deixou o caso sem conclusões. Mais de um ano depois, a Folha informava em 29 de fevereiro de 1980 que a Varig não tinha a "mínima ideia do que poderia ter ocorrido com o avião".

"Nem a empresa nem as autoridades forneceram detalhes sobre seu desaparecimento, que depois das fracassadas buscas foi esquecido", afirmava o jornal. A nota da Folha também informava que as famílias dos seis tripulantes desaparecidos haviam sido indenizadas.

"É uma incógnita [até hoje]. Ele vinha dando a posição certa e depois sumiu, apagou. Não deu mais notícia", diz o comandante Zoroastro. "Ficamos muito chateados. E não se chegou a conclusão nenhuma".








Notícias relacionadas

 

 




  1. Avatar de crispin2011

    crispin2011


    acho que neste caso o avião caiu no mar em algum ponto muito profundo e por isso não há sinal de destroços, mas tb acho que certos governos "abafam" muitas coisas que não querem que venha a público, seja para não causar pânico ou por não ser conveniente mesmo, são coisas que simplesmente nunca saberemos.
  2. Avatar de A R Bruno

    A R Bruno


    O comandante Gilberto era um profissional muito competente e eu tive o prazer de conhecê-lo, além de ser amigo de seu irmão. Foi um desaparecimento onde não se viu a atenção normal que se daria se o avião não fosse cargueiro. Nossas autoridades esqueceram-se que dentro havia vários tripulantes, que eram seres humanos, tinham suas famílias e amigos que sofreram. Uma lástima a falta de interesse.Eu vi seu irmão também comandante, várias vezes debruçado sobre planilhas de voo, tentando encontrar uma pista que levasse ao avião desaparecido.
  3. Avatar de A R Bruno

    A R Bruno


    É por olhar para o lado social de verdade, que não consigo ver nada de positivo em um governo com obras que não se conclui há mais de 10 anos (R S Francisco),cria compra de votos sem investir em profissionalizar os beneficiados, gasta verbas assustadoramente em obras de valor duvidoso e isto sem falar de uma copa de estádios super valorizados e no mensalão fora a infra estrutura desatualizada. Se esse dinheiro todo fosse bem investido, com certeza teríamos um progresso social "nunca antes visto neste país".
  4. Avatar de curtindo

    curtindo


    Foi o pessoal do PT que escondeu este avião eles conseguem sumir com coisas maior que este avião eles são especialistas inclusivo dou uma dica para muda o nome para PTralhas
  5. celitomedeiros


    Todos os comentaristas podem especular, mas sabemos que no passado jamais procuraram como agora e nem com tanta tecnologia. Os interesses são de outras competências... Mas neste caso do 777, parece não estar em terra e nem em mar, onde estará? Que não seja motivo para 'pedirem ajuda' de fora... Para depois 'dentro' sumirem com muito mais do que poderíamos imaginar! Ajuda ou Traição?
  6. Avatar de Moninha.quer

    Moninha.quer


    Quem sabe o avião não foi abduzido!


    1. Avatar de loco maria

      loco maria


      Gente isso é um assunto sério, já estou irritada de tudo levarem para a brincadeira e para a falta de respeito. Cda um pode ter a opinião que quizer .Mas o desreito aqui no Brasil é demais. Não gosto do FHC , mas nunca o desrespeitei,quando Presidente não torcia contra , apesar de não concordar muito com ele, mas tordcia á favor ,pois moro no Brasil,e ele era o presidente do Brasil.

Nenhum comentário: