quarta-feira, 12 de março de 2014

Parabens Celina Leão.Criação de fundo para Terracap gera debate na Câmara Legislativa






A criação de um fundo de participação que garanta receita para a Terracap nos próximos anos gerou debate entre deputados distritais na sessão ordinária desta terça-feira (11). 

O deputado Agaciel Maia (PTC) foi o primeiro a abordar o tema e considerou a medida positiva para assegurar a receita futura da empresa, destacando que as terras públicas, principal fonte de renda da Terracap, vão acabar.

Para Agaciel, com a criação do fundo, a Terracap, ao invés de vender os terrenos integralmente, ficaria com uma participação permanente no empreendimento, o que garantiria sua existência nos próximos anos. 

O parlamentar traçou uma análise da empresa, desde sua criação como companhia imobiliária até sua transformação em agência de desenvolvimento econômico.

De acordo com dados apresentados pelo distrital, a Terracap tem uma média de investimento anual de R$ 800 milhões. "A Terracap é o BNDES de Brasília e gera emprego, renda e desenvolvimento econômico para o DF", analisou.

Já deputada Celina Leão (PDT) se posicionou contra a criação de um fundo para a Terracap. "Não adianta criar fundo nenhum, pois a Terracap não investe nos bairros, não exerce a sua função. 

O Noroeste está inacabado, em alguns pontos não tem nem energia elétrica. 

A Terracap investiu R$ 2 bilhões no Estádio Mané Garrincha, e esses recursos não retornaram. 

Infelizmente, a empresa vai quebrar por má gestão", criticou.

Reflexão – A deputada Eliana Pedrosa (PPS) pediu mais informações sobre a proposta. 

Ela adiantou já ter solicitado os dados oficialmente à Terracap e demonstrou preocupação com boatos sobre a forma de administração do fundo. 

Segundo a distrital, informações "desencontradas" sobre a proposta sinalizam que o fundo seria administrado por um banco privado e que o mecanismo acabaria com as licitações públicas dos terrenos.

Na opinião do deputado Joe Valle (PDT), o assunto é complexo e merece mais reflexão por parte dos parlamentares. 

Valle sugeriu que o tema seja debatido com maior profundidade pela Câmara Legislativa.


Luís Cláudio Alves - Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: