quarta-feira, 12 de março de 2014

SOCORRO PARA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL a ser destruida pela SEDHAB

SOCORRO PARA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL não permitindo a implantação de


A região é um Corredor Ecológico que abriga muitos animais silvestre como capivaras, micos, porco do mato, veado, etc, além de inúmeros variedades de aves que  tem seu habitat aqui nesta mata. 

A alguns anos atrás, com a implantação de 02 cidades foi reduzido drasticamente o espaço do habitat destes animais deixado apenas este corredor ecológico para  sobrevivência destes animais.

A localidade fica no Núcleo Rural Vargem da Benção que o GDF transformou de área rural para área de expansão urbana. Fica localizada entre o Recanto das Emas e a Samambaia.

Agora o GDF quer  implantar um empreendimento imobiliário com previsão de uma população de mais de 120 mil habitantes destruindo o Corredor Ecológico, impermeabializando o solo com muito alfalto e com isto destruindo as nascentes. Existe no projeto a previsão de passar a principal estrada sobre está área de nascentes. 

foto mostra buritis de mais de 30 metros caídos devido ao afundamento do terreno (observar a mata ao redor) .Este desastre ecológico está com tamanho de aproximadamente 02 campos de futebol de diâmetro e  com 6 metros de profundidade, provocando o afloramento do lençol freático. É apenas um dos pontos onde está acontecendo desastres ecológicos aqui na região.

Isto se deu devido a área ser de NASCENTES, solo frágil, constantemente úmido e ter recebido as Redes de Captação de águas Pluviais despejando  as águas de uma cidade inteira sobre o Corrégo Vargem da Benção. 

O terreno não tem suportado esta carga toda. Imaginem ,então, a construção de mais um bairro com 24.640 moradias além de tudo o mais que tem que ter em uma cidade.


A água doce pode ser considerada o elemento mais precioso da vida na Terra, satisfazendo todas as necessidades básicas dos seres humanos, dentre elas a saúde, a produção de alimentos e a permanência dos ecossistemas. 

Esta importância, associada à grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água sejam instrumentos essenciais para a manutenção e qualidade de vida de todos, inclusive das futuras gerações em nosso planeta.


As nascentes abastecem os riachos, córregos e cursos d’água que por sua vez abastecem os rios. Se não houver a proteção das nascentes, menor será a vazão de água disponível, os cursos d’água podem secar e a qualidade das águas será prejudicada, afetando todos os seres vivos que dependem dela para sobreviver. (Projeto de Sorocaba/SP- Importância das nascentes)
Esclarecemos, ainda, que não somos contra a construção de moradias para a população. Isto é importante e necessário, só pedimos a revisão da localização por ser necessário  o respeito ao Meio Ambiente, pois esta é uma APA - Área de Proteção Ambiental do Planalto Central. Área protegida por Lei, mas que a especulação imobiliária e eleitoreira está olhando com muita ganância. 

Me ajude a preservar está Área. Assine e peça aos seus amigos que o façam também. Agindo assim você estará preservando para as Gerações Futuras.



Nenhum comentário: