quarta-feira, 12 de março de 2014

DF terá programa para proteger adolescentes ameaçados de morte




Entidade sem fins lucrativos será escolhida para desenvolver ação
O Governo do Distrito Federal selecionará entidade sem fins lucrativos para desenvolver e executar o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). 

O Edital de Chamamento Público nº 02/2014, que trata do tema, foi publicado no Diário Oficial do DF dessa terça-feira (11). 

A meta é realizar avaliação, atendimento e acompanhamento de 26 protegidos (crianças e adolescentes e seus familiares) em situação de ameaça de morte no DF e na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride) ou encaminhados de outras Unidades da Federação pelo Núcleo Técnico Federal do PPCAAM. 

O programa atua quando são esgotadas as medidas convencionais de proteção para garantir a vida das crianças e adolescentes (como serviços de assistência, segurança, entre outros). O atendimento, com duração de seis meses, poderá ser estendido a jovens de até 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto ou egressos de medidas socioeducativas. 

"A inserção de uma criança ou adolescente no programa é o último recurso que se utiliza para se conter a ameaça, perto de sua residência, e evitar a letalidade", explicou a subsecretária de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria da Criança, Vera Lúcia Rodrigues Fernandes.

Segundo ela, na realidade, o que se espera é que as crianças e adolescentes tenham acesso e possam usufruir das políticas de governo para evitar que precisem ser atendidos pelo programa. 

"Para os já inseridos, especialmente os envolvidos com tráfico de drogas e gangues, são oferecidos todos os recursos para que tenham seus direitos garantidos – incluindo a transferência para outras unidades da Federação – e possam ser reinseridos na sociedade", acrescentou Vera, que é também coordenadora do PPCAAM/DF e do conselho gestor no âmbito da Secretaria da Criança. 

Segundo os dados do relatório da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), intitulado Mapa da Violência 2012 (Crianças e Adolescentes do Brasil), em 2010 foram registrados 190 homicídios de crianças e adolescentes no DF.


Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário: