quinta-feira, 4 de maio de 2017

Região do Médio Paraíba Fluminense ganha duas novas unidades de conservação

Ontem foram decretados os Monumentos Naturais Estaduais da Serra da Beleza e dos Mascates. Um incremento de mais de 6 mil hectares de proteção integral ao conjunto das UCs do Estado do Rio. Foto: Divulgação/SEA/Inea
Ontem (02/05), foram decretados os Monumentos Naturais Estaduais da Serra da Beleza 
e dos Mascates. As novas unidades representam um incremento de mais de 6 mil hectares
 de proteção integral ao conjunto das UCs do Estado do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação/SEA/Inea




Nesta terça-feira, 02/05, o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro trouxe a publicação dos decretos nº 45.988 e 45.989 que instituem duas novas unidades de conservação na Região do Médio Paraíba Fluminense: respectivamente, o Monumento Natural da Serra da Beleza (RJ) e o Monumento Natural da Serra dos Mascates (RJ). As novas unidades de conservação estaduais abrangem partes dos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa e Valença, e juntas somam mais de seis mil hectares de área protegida.



As novas unidades visam a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade existente na Região do Médio Paraíba. Seus principais objetivos são assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica, garantir a manutenção e proteção da beleza das Serras, oferecer oportunidades de visitação, interpretação e educação ambiental, pesquisa científica, bem como contribuir com o desenvolvimento do turismo e atividades econômicas de bases sustentáveis na unidade de conservação e na região. Sobretudo, buscam assegurar a continuidade dos serviços que a própria natureza oferece como o controle de enchentes, proteção dos recursos hídricos e das encostas e topos de morro contra deslizamentos entre outros.​



Na região da Serra da Beleza e entorno são encontradas diversas oportunidades turísticas, devido à proximidade com regiões onde o turismo já é consolidado, como Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto, ambas no estado do Rio de Janeiro e, Santa Rita de Jacutinga, pertencente ao estado de Minas Gerais. Dentre suas belezas naturais estão o Mirante da Serra da Beleza, Quilombo São José, Túnel do Capoeirão e Ponte dos Arcos.



Na Serra dos Mascates, localizada no perímetro urbano da cidade de Valença, são encontrados remanescentes de Mata Atlântica. A serra abrange um dos pontos mais altos da cidade com mais de mil metros de altitude, sendo procurada pelos visitantes para caminhadas. Dentre as atividades realizadas na Serra, destaca-se a prática de voo livre.



“A proteção do meio ambiente e o incentivo ao turismo ecológico representam uma ótima oportunidade de negócio em diversas escalas. Além de proteger a água, o clima e as belezas da região, é possível agregar valor nos produtos e subprodutos gerados ali, diversificando a cadeia produtiva da região. Estamos falando de proteção ao meio ambiente, mas também da geração de oportunidades de emprego e renda. Com o incentivo ao turismo, ganha o produtor rural, ganham os moradores locais, o empresariado, a natureza e toda a população”, disse o secretário licenciado do Ambiente, André Corrêa.
Mais imagens
Foto: Divulgação/SEA/Inea
Foto: Divulgação/SEA/Inea
Foto: Divulgação/SEA/Inea
Foto: Divulgação/SEA/Inea
Foto: Divulgação/SEA/Inea
Foto: Divulgação/SEA/Inea

*Com informações da ​Ascom SEA/Inea​

Nenhum comentário: